T62 - Março-Abril 2021
Dois cafés & a conta

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Vantagem na rapidez
“Os clientes ficam incrédulos quando respondemos numa hora e damos quatro semanas para entrega”
O segredo é a equipa
“Procuramos as melhores pessoas, entregamos-lhes os projectos e esperamos pelos resultados"
Patrícia Ferreira

Ligar pessoas, funcionar em equipa, potenciar capacidades, conjugar processos, dinâmica e complementaridade, são conceitos que debita com a mesma naturalidade e fluidez com que respira. A circularidade não é só um conceito de produção, é também um modelo que faz parte da maneira de ser de Patrícia Ferreira

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mais difícil tem sido encontrar os recursos humanos. Queremos ter equipas dinâmicas, que se complementem num processo colaborativo, com confiança e lógica de grupo”, expõe a jovem gestora para explicar a mecânica que faz mover o Valérius Hubb.

Uma postura que se torna evidente com a dinâmica fervilhante e o ambiente tú-cá-tu-lá em que se movem os jovens quadros da estrutura. A comunicação e troca de informações são constantes, e a conversa flui enquanto tira os cafés que leva para a mesa alta que está no centro do espaço Valérius 360, cuja arquitectura circular bem simboliza os propósitos do grupo.

A visão de futuro é outro dos ingredientes-chave na estratégia de fornecer ao mercado de moda produtos que sejam não só a aplicação perfeita da economia circular, mas também uma componente de qualidade, inovação, serviço e rastreabilidade que permitam ao cliente final uma escolha verdadeiramente responsável.

Conjugar todos os factores a partir da matéria-prima, pensar o design circular, são propósitos que estão da essência do hubb. “Temos gente que está apenas concentrada em projectar o futuro. Procuramos as melhores pessoas, entregamos-lhes os projectos e esperamos pelos resultados. São 20 a 30 pessoas que trabalham com toda a autonomia, queremos uma visão não só de agora mas também daqui a 10 anos. Isto é também uma oportunidade para pessoas e organizações mais novas, com valor e visão de futuro”, vinca a gestora, cujo ar fresco e juventude são verdadeiramente enganadores.

Por detrás tem já a experiência de reconversão e recuperação da Érius – uma parte da Valérius, como se vê –, a unidade que o grupo tem em Riba d’Ave, adquirida em 2016 à Filobranca, onde chegou pouco depois. “Foi na Érius que aprendi tudo, do rececionamento da matéria prima até à entrega da mercadoria”. Logo aí a prioridade foi “montar equipas, potenciar as capacidades e qualidades das pessoas”.

Começou pela mudança e rotinas a que estavam agarrados aquelas 200 pessoas, esmagadoramente mulheres. “Estavam de pé e sentámo-las, acreditei que podiam fazer mais e melhor”, e, além do empenho, produtividade, vontade e alegria de todas elas, Patricia ganhou também um grande grupo de amigas e admiradoras. “Quando lá vou é mesmo complicado…”.

É três anos depois que se junta ao coração do grupo, com a missão criar a articulação com o Valérius Hubb: “já está em velocidade de cruzeiro, criamos um interface e equipa de comunicação com clientes, incluindo acompanhamento comercial”.

“Somos uma comunidade, uma espécie de academia onde cabem todas as empresas e organizações que comunguem os valores da sustentabilidade, serviço, qualidade e standards ambientais, numa lógica de escala e complementaridade, de serviço de inovação, não de preço”, enuncia, destacando as vantagens comuns em termos de serviços, de fornecimento/abastecimento de matérias primas, certificação e comercialização.

Uma espécie de chapéu comum com equipas focadas em ´+áreas específicas vcomo qualidade, logística, I&T (ecommerce) ou speed to market. “Os clientes ficam incrédulos quando respondemos numa hora e damos quatro semanas para entrega”, orgulha-se a líder do hubb de moda que conjuga desde tecelagem, confeção, tinturaria e têxtil-lar até artigos office, sacos e embalagens.

“O objectivo é que o produto chegue ao cliente como um selo de emissões e consumo de carbono, com a medição pormenorizada de cada cor e matéria prima, da origem ao processamento, confecção e embalagem, para que o consumidor final possa fazer uma escolha verdadeiramente consciente”. Outro propósito é que até 2030 todos os produtos possam ostentar o selo carbono zero, assegura a gestora para quem tudo assenta na circularidade do funcionamento em equipa.

É que, afinal, isto anda sempre tudo ligado. Até na gestão do grupo Valérius, onde o pai é CEO, a mãe gere o processo produtivo e o irmão assume o projecto 360, tudo em articulação com o hubb de Patrícia.

Perfil

O ar quase juvenil e a figura frágil enganam redondamente. É uma gestora madura, a jovem que se formou em Economia (FEP) e fez graduação em Moda e Design (em Londres), mas que antes se preparou para ser médica e até chegou a andar em Engenharia Biomédica. A complexidade cria lastro e dá calo, dizem! Com a argúcia que lhe é reconhecida, foi o pai que acabou por a reconduzir da saúde para o caminho do grupo têxtil da família. “Há pessoas que também cuidam da saúde das empresas”, sugeriu à estudante que obtinha as melhores notas para chegar a médica. Um desvio que resultou em cheio, concorda Patrícia que adora viajar e já programou casar e ter filhos a partir do 30. “Está tudo encaminhado”, pois claro!

RESTAURANTE
RDD Textiles
Rua do Arranjinho 121
4750-803 Vila Frescainha, Barcelos

Dois cafés Tirados na máquina expresso do espaço Valéruis 360, onde decorreu a conversa, já que as regas de proteção sanitária mantêm bares e espaços de restauração de portas fechadas

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