T91 - Março/Abril 2024

Já há um novo Governo. E agora?

Qualquer alteração do ciclo político envolve necessariamente um momento de indefinição e de falta de estabilidade. A que a maioria das vezes sucede outro momento: o da mudança dos titulares das pastas e de pelo menos alguns dos serviços que lhe estão adjacentes

LER MAIS
T90 - Fevereiro 24

Que indicadores de negócio já foram identificados para 2024?

O ano 2024 advinha-se algo incerto para o sector têxtil a nível mundial que, à semelhança do que acontece com a economia como um todo, teme o impacto de alguma retração no consumo. No entanto, para os empresários portugueses ouvidos pelo T Jornal, esta instabilidade global pode traduzir-se numa oportunidade para o cluster português. Janeiro é prova disso mesmo: a participação nas grandes feiras internacionais trouxe bons resultados aos empresários que, apesar de algo desconfiados, celebram os sinais de esperança alcançados.

LER MAIS
T88 - Novembro 23

Quais as implicações da crise política no ambiente empresarial?

As perspectivas já não eram as mais animadoras para o quarto trimestre de 2023, mas a crise política que se instalou em Portugal, culminando na demissão do primeiro-ministro António Costa e na convocação de eleições antecipadas para 10 de março de 2024, só vem agravar o cenário para a ITV nacional. Com receio que a atual instabilidade política se traduza em mais atrasos na execução do PRR, os empresários ouvidos pelo T Jornal admitem que em causa pode estar a reputação internacional do país e o cumprimento das metas para a sustentabilidade ambiental do sector. E se a possibilidade de o Orçamento de Estado para 2024 não ser aprovado está ultrapassada, é praticamente impossível que o próximo governo não venha a produzir um orçamento retificativo – mudando novamente pelo menos alguns dos pressupostos do que está em vigor. Para todos os efeitos, é um ano dividido em duas partes, não necessariamente coincidentes.

LER MAIS
T87 - Outubro 23

Os EUA são mesmo o mercado do futuro?

Tem-se revelado uma aposta ganha para os empresários do sector têxtil e do vestuário nacional que trabalham com o mercado norte-americano. Consagrado como um dos maiores consumidores do mundo, os consumidores norte-americanos reconhecem a qualidade dos serviços e produtos têxteis portugueses, são ávidos pela inovação oferecida pelo cluster português e estão disponíveis para pagar um preço justo.

LER MAIS