T75 - setembro 22

"Evidentemente que estas dificuldades, para além dos custos associados, trazem outras dificuldades de execução"

Num contexto em que a pandemia primeiro e a guerra na Ucrânia depois fizeram surgir um conjunto de desafios inesperados e de forte impacto na economia e nas empresas, os fundos comunitários são um instrumento essencial para o equilíbrio – para o equilíbrio possível – da envolvente e para a recalibragem das prioridades comuns. O secretário de Estado do Planeamento tem neste particular um papel de gestão essencial.

LER MAIS
T74 - julho/agosto 22

A Carvema prepara-se para combater a tormenta do gás

A Bloomati é uma marca que vende malhas sustentáveis e recicláveis com acabamentos especiais, enquanto a Carvema é uma empresa de tingimento e acabamento de malhas, explica José Carvalho, um dos quatro representantes da segunda geração à frente dos destinos da empresa de Perelhal, Barcelos.

LER MAIS
T73 - Junho 2022

Tiajo: 30 anos de grande trabalho diário

Sociedade familiar detida por marido e mulher e com o nome dos filhos filhos, Tiago e Jorge, inscritos na designação social, a Tiajo está agora a precisar de acrescentar o SA. Um acrescento que é sugerido em tom de brincadeira, não por necessidade de qualquer mudança organizacional ou alteração do estatuto, mas apenas porque entretanto nasceu a Sara, 17 anos, a única da família que não tem o nome associado à empresa. “É fácil, ascrescenta-se o SA”, brinca o patriarca dando conta da fortaleza dos laços que ligam a família à empresa. Tanta que mesmo tratando-se de um universo ainda jovem, também a transição se mostra já plenamente assegurada. E até de uma forma completa. Tanta, que o filho é também Jorge Silva e é hoje pilar fundamental da modernização, crescimento e funcionamento da Tiajo. Partiu dele o grande impulso para a construção e organização das novas instalações, concebidas com um funcional centro logístico que acolhe em permanência quatro a cinco milhões de metros de tecidos, nos quais assenta o crescimento que levou até aos 16 milhões de euros que atinge hoje a facturação da empresa.

LER MAIS
T72 - Maio 2022

BeStitch: Uma confeção a feitio

Ainda tennager - chega aos vinte no próximo ano – A BeStitch começou como uma pequena confeção de têxtil-lar e está já quase a atingir a meta de uma estrutura de produção verticalizada, tendo o linho como fibra de eleição. O grande saltou deu-se com a entrada no mercado dos Estados Unidos, que representa já metade das vendas e fez duplicar a facturação nos últimos cinco anos.

LER MAIS