T91 - Março/Abril 24
Dois cafés & a conta

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O ano de 2023
Respondeu a um fecho de um ciclo que culmina num rebranding profundo
A Play Up
Representa hoje cerca de 35% das vendas gerais da empresa
T91 – Bruno Correia

Celebrados 35 anos em 2023, e após diversos investimentos e um rebranding profundo, é com boas perspetivas que a Etfor navega pelo ano de 2024. Trata-se de uma têxtil familiar em Forjães, Esposende, que nasceu há 35 anos pelo engenho “da mãe Lúcia”, hoje com 73 anos, e que emprega atualmente 120 pessoas.

O ano de 2023 respondeu a um fecho de um ciclo que culmina num profundo quer da empresa, a Etfor, quer da marca própria de moda infantil, a Play Up”, explica Bruno Correia, filho da fundadora e mananging diretor da empresa. Com uma estratégia transformadora que, explica Bruno, segue “a tendência de comunicar a empresa como uma marca” a Etfor atualizou recentemente toda a sua imagem corporativa e apresenta-se hoje ao mercado como uma empresa inovadora e próxima dos clientes. “Esta nossa aposta numa imagem que combina com aquilo que é hoje a Etfor dá também sinais importantes aos clientes, nomeadamente aos clientes de gama média-alta ou mesmo do segmento de luxo, que procuram parceiros na Europa”, avança enquanto defende que o regresso das redes de abastecimento europeias pode ser uma oportunidade para a Etfor se continuar a afirmar. “É evidente que esses clientes sabem que na Europa vão ter de pagar mais, até porque, no caso da Etfor, somos detentores de inúmeras certificações”, acrescenta o mananging diretor da empresa que tem como objetivo garantir 100% de certificação em todas as encomendas até 2030.

Com uma estratégia de diversificação de clientes bem definida, quer na marca própria de moda infantil, que exporta já para mais de 40 países no mundo, quer no serviço de private label prestado pela empresa, a Etfor não tem um tipo de negócio único. “Não temos dependência de um cliente grande e, na realidade, tanto trabalhamos com fast fashion como com marcas mais pequenas e sustentáveis que privilegiam as certificações como o GOTS por exemplo”, explica Bruno Correia.

Nascida em 2004 com um “forte compromisso com a natureza e com a sustentabilidade” a marca própria da Etfor, a Play Up, representa hoje cerca de 35% das vendas gerais da empresa. “É uma marca marcadamente internacional, 90% do que vendemos é para exportação para mercados tão distintos como a Europa, China Taiwan, Japão ou EUA”, conta orgulhoso Bruno Correia. E as ambiciosas metas não se ficam por aqui: até 2025 20% das matérias primas da Play Up serão provenientes de fios ‘close the loop’.

Com um volume de negócios a rondar os 25 milhões de euros a Etfor encerrou em 2021 um conjunto de investimentos, num total de 4,5 milhões de euros, que permitiram triplicar o espaço da fábrica para os atuais 7.000 metros de área coberta. “Sabemos bem qual o caminho que queremos percorrer, agora é continuar a trilhá-lo”, remata o mananging diretor da Etfor.

Perfil

Bruno Correia
Mananging diretor Play Up
CEO Etfor

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