T88 - Novembro 23
Dois cafés & a conta

T

Aceitei o desafio
"E criei aquela que seria a primeira versão da plataforma Controltextil que, devo confessar, tinha algumas lacunas”
Controltêxtil
Está já a ser utilizado em quase de duas dezenas de empresas têxteis nacionais
T88 – Pedro Mariano e Denis Petrov

É depois de um período mais conturbado que culmina na saída definitiva da área bancária, que em 2017 Pedro Mariano é desafiado pela empresa Grantex a criar um programa informático que fizesse a recolha de dados de forma rigorosa e permitisse um controlo de produção mais preciso. “Aceitei o desafio e criei aquela que seria a primeira versão da plataforma Controltextil que, devo confessar, tinha algumas lacunas”, admite.

<
<

span style="font-weight: 400;">O sonho de criar uma agência era antigo mas a vida de Pedro Mariano foi desde cedo no encaminho da banca, onde trabalhou durante mais de um quarto de século. “Passei por alguns dos mais conceituados bancos portugueses, o que me permitiu, sobretudo na região onde vivo (zona de Lousada, Baltar e Paredes), fazer contactos de confiança com alguns empresários têxteis que me viriam a ser muito úteis mais tarde”, revela o sócio-gerente da empresa.

Assim, é depois de um período mais conturbado que culmina na saída definitiva da área bancária, que em 2017 Pedro Mariano é desafiado pela empresa Grantex a criar um programa informático que fizesse a recolha de dados de forma rigorosa e permitisse um controlo de produção mais preciso. “Aceitei o desafio e criei aquela que seria a primeira versão da plataforma Controltextil que, devo confessar, tinha algumas lacunas”, admite.

É nessa fase que surge a amizade com Denis Petrov, programador, a quem Pedro Mariano desafia não só a melhorar o software como a integrar como sócio o projeto. “Foi uma semana inteira a olhar para aquilo, a ir até às fábricas para compreender melhorar as necessidades, a apurar as reais necessidades”, recorda o programador, que pouco tempo depois apresenta uma segunda versão do software.

“Há sempre coisas a melhorar e essa é a razão pela qual estamos neste momento na quarta versão do software. Não nos limitamos a vendê-lo às empresas: queremos ser verdadeiros parceiros e manter uma relação de confiança”, acrescenta Pedro Mariano.

Neste momento, o software Controltêxtil está já a ser utilizado em quase de duas dezenas de empresas têxteis nacionais, com a particularidade de se assumir como uma solução inovadora desenvolvida especificamente para atender às necessidades das PME’s. “A maioria dos softwares não são 100% customizáveis nem são capazes de responder em empresas mais pequenas, essa é a nossa grande diferenciação”, explica Denis Petrov, lembrando que esta ferramenta oferece um controlo de produção em tempo real.

Mas nem sempre foi fácil passar a mensagem e fazer valer as mais valias da utilização deste software, recorda Pedro Mariano, para quem é fundamental integrar as equipas de chão de fábrica na dinâmica de implementação do Controltêxtil. “É preciso que os funcionários das empresas compreendam que este software tem como objetivo tornar as empresas mais competitivas, é evidente, mas por via da otimização dos processos e não por via de pressão exagerada sobre os seus funcionários”, esclarece. “Já houve casos em que sentimos necessidade de reunir também com os funcionários para que percebam que este software serve para os ajudar e não para os prejudicar”, conta.

O facto dos dois sócios-gerentes da empresa virem de áreas profissionais ao têxtil permite, na opinião de ambos, que tenham uma visão “mais limpa e mais isenta” para apoiar as empresas têxteis nacionais em ganhos ao nível da produtividade, planeamento e eficiência. “A verdade é que as nossas parceiras já não vivem sem o nosso software que, em alguns casos, representa ganhos de produção na ordem dos 13%”, remata Denis Petrov.

Perfil

Diz o ditado que ‘a necessidade aguça o engenho’ e a história da Controltêxtil é um grande exemplo disso. Depois de mais de 25 anos a trabalhar na banca, é num ato de coragem que Pedro Mariano salta para o mundo da indústria têxtil e cria uma plataforma de controlo de chão de fábrica 100% customizável. Para a sua implementação, conta com o programador e amigo improvável Denis Petrov que se torna seu sócio e braça direito.

RESTAURANTE
Paredes Hotel Apartament & Restaurant | Avenida da Indústria 85, Guimarães, Portugal 

Entradas Pão rústico com manteiga e sopa de feijão verde Prato Costelinhas com arroz, batata frita e salada de alface Sobremesa Salada de fruta Bebidas Copo de vinho branco da casa, água e cafés

Partilhar