T82 - Abril 23
Dois cafés & a conta

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YGrego
Sem medo das marcas próprias
A Foursoul
Representa atualmente cerca de 50% do volume de faturação da empresa
Pedro Carvalho

Gosta de dizer que não há negócios fáceis e basta pensar que a Y Grego começou numa garagem “com espaço para pouco mais que um carro” tendo evoluído para uma unidade com quase três mil m2 para perceber a determinação que corre nas veias de Pedro Carvalho. A vida já lhe pregou alguns sustos, mas nenhum deles apanhou na curva o CEO da Y Grego.

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span style="font-weight: 400;">Ousa fazer diferente desde que se lembra de ser gente e foi também por isso, quando no final da licenciatura em Gestão de Empresas todos os colegas se perfilavam para trabalhar na banca, que Pedro decidiu sair da zona de conforto e criar um negócio próprio. “Comecei a vender em sacos de plástico fatos de treino e t-shirts às lojas de pronto a vestir do Porto”, recorda, nostálgico. Era já a mesma determinação que leva a empresa a investir agora nas marcas próprias – mas já lá chegaremos.

Para esta aventura conseguiu desviar Maria João Las Casas, então colega de curso e atual mulher, com quem partilha a educação dos dois filhos (Maria de 20 anos e João com 18) e os negócios há mais de 25 anos. 

O espaço de Pedro no mundo têxtil foi crescendo de forma orgânica e, a par das estruturas físicas, – “começámos numa garagem, passámos depois para casa da João, em 2001 fomos para um armazém com 150m2 e finalmente passámos para as atuais instalações: primeiro com um pavilhão, hoje em dia com três”, enumera – também a identidade da empresa foi sofrendo alterações ao longo dos anos.

“Inicialmente, apenas como Y Grego, trabalhávamos fundamentalmente private label para o mercado interno, nomeadamente para uma linha baixa de t-shirts e básicos. Hoje em dia temos uma marca própria forte e bem definida, a Four Soul, e é com ela que queremos crescer”, revela o empresário natural de Fânzeres, Gondomar. 

Dirigida essencialmente para o público feminino dos 35 aos 50 anos, a Foursoul representa atualmente cerca de 50% do volume de faturação da empresa. A ideia, aliás, é alavancar o crescimento nas marcas atuais e naquelas que vêm a caminho. “Por um lado vamos apresentar a Fé, marca de moda para um segmento médio de homem e mulher e ainda este ano vamos lançar uma marca júnior para meninas até aos 12 anos”,  desvenda otimista o CEO da Y Grego, que quer agora avançar com solidez para a internacionalização das suas marcas. “Queremos ir devagar e mercado a mercado. O mais provável é que comecemos por Espanha, dada a proximidade geográfica”, justifica enquanto dá nota de um recente investimento de meio milhão de euros em novos equipamentos para a unidade fabril e contratação de recursos humanos qualificados. 

De olhos postos nos mercados internacionais mas “sem querer cometer alguns erros que foram feitos cá dentro”, a Y Grego tem atualmente 30 colaboradores diretos e cerca de 200 indiretos, produzindo uma média de dez mil peças por semana. A expectativa é a de que as novidades a caminho se possam traduzir num confortável crescimento da empresa, que fechou o ano passado com um volume de negócios superior a 3,5 milhões de euros. “Gostava muito de fechar 2023 nos cinco milhões e estou convicto que temos condições para tal”, remata o empreendedor.

 

Perfil

Pedro Carvalho
Fundador e CEO da empresa Y Grego e da marca própria Four Soul

RESTAURANTE
Taberna Rústica

Rua Central das Costeiras 129, Recarei

Entradas Pão Rústico, azeitonas, queijo e presunto Prato Polvo no Forno com arroz malandro do mesmo Sobremesa Pão de ló caseiro Bebidas Água e cafés

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