T
É sem nenhum tipo de hesitação que afirma que a sua empresa é “um projeto para a vida toda” no qual agrega também grande parte da vida pessoal já que consigo trabalha a mulher e a filha. O elevado grau de exigência e paixão que deposita na FLM tem trazido novas oportunidades de negócio.
span style="font-weight: 400;">É o primeiro de cinco filhos orgulhosamente nascido e criado em Guimarães onde, desde muito cedo contactou com a realidade fabril. “Os meus pais tinham uma pequena empresa na área do vidro e por isso recordo-me de, nas férias, para não acordarmos tão cedo como eles, a minha mãe me incumbir de tratar dos meus irmãos e de seguirmos para a fábrica que ficava no centro histórico. Passávamos ali o verão inteiro”.
O sentido de responsabilidade e as dificuldades familiares que a vida trouxe entretanto fizeram com que Filipe cedo procurasse o seu primeiro emprego. “Comecei a trabalhar numa fábrica de têxteis-lar e, à custa de saber falar muito bem inglês, rapidamente passei para o departamento comercial onde aprendi muito”, revela.
A vida foi seguindo sempre a par com o sector têxtil de onde Filipe Marinho nunca mais saiu até que em 1996 surge a oportunidade de trabalhar como agente de uma empresa austríaca de bordados e acessórios. “Tudo corria bem até que, ali entre 2003 e 2005, deu-se uma forte deslocalização da indústria na Europa e eu percebo que preciso de fazer algo mais”.
E fez. Fez aquele que é “o projeto para a vida toda” de Filipe Marinho. “Em 2005, inicio a exportação de malhas mas que rapidamente evolui também para a área da confeção e neste momento com uma área de banho e artigos de desporto muito fortes”, desvenda.
Com a inovação no seu ADN, a FLM afirma-se hoje como uma plataforma especializada em artigos de gama alta e média-alta, exportando atualmente para a Europa, com especial destaque para a Suécia e Alemanha, mas também para os Estados Unidos da América, sobretudo a costa oeste. A empresa obteve recentemente o estatuto de Inovadora COTEC, uma distinção atribuída a empresas com solidez financeira, investimento tecnológico e aposta na inovação, e tem ainda em processo novas certificações na área da sustentabilidade.
“Passámos recentemente de uma unidade de 800m2 para dois mil m2, o que dá nota do nosso crescimento mas exige-nos também que continuemos a trabalhar com a máxima qualidade e rigor” remata.
Filipe Marinho, Fundador e CEO da empresa FLM
Entradas Pão Rústico, azeitonas, Prato Bacalhau na brasa com batatas à muro e legumes Sobremesa Tarde de maça Bebidas Copo de vinho branco da casa, água e cafés