T64 - Julho/Agosto
Dois cafés & a conta

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Bloomati é o brote verde da Carvema
A ideia era desenvolver um projeto de base sustentável que permitisse avançar para a internacionalização da Carvema
Nos fóruns de novidades
As malhas da Bloomati têm arrecadado distinções em quase todas as presenças
José Carvalho

Enquanto a Carvema presta serviços de tinturaria e acabamento, a Bloomati vende malha acabada posicionando-se no segmento premium do mercado. Ou seja, com acabamento de luxo e funcionais, que acrescentam valor aos produtos e com uma gama difícil de encontrar no mercado, como anti-bacterianos, aloé vera, óleo de argão, reguladores de temperatura, repelente à água, proteção UV ou contra insectos.

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artindo a máxima de La Vousier de que na natureza nada se cria e tudo se transforma, podemos admitir também que de ciclos regeneradores se faz a vida das empresas. Daí que, tal como os rebentos frescos e que brotam das plantas saudáveis, a Bloomati seja uma espécie de ramo verde e regenerador da Carvema Têxtil.

“A ideia era desenvolver um projecto de base sustentável e ecológico que desse corpo à necessidade que sentíamos de fazer qualquer coisa ao nível internacional, que nos permitisse avançar para a internacionalização da Carvema”, diz José Carvalho para explicar a génese da marca que lançou a empresa no mercado internacional.

Para o homem que na administração da empresa é responsável pela Bloomati, as coisas parecem até acontecer com natural simplicidade. “Começamos por visitar algumas feiras que nos poderiam interessar e chegamos à conclusão de que não havia qualquer oferta na linha do produto que tínhamos idealizado”, conta, para que se perceba que com a Bloomati foi mesmo uma espécie de chegar, ver e vencer.

Enquanto a Carvema presta serviços de tinturaria e acabamento, a Bloomati vende malha acabada posicionando-se no segmento premium do mercado. Ou seja, com acabamento de luxo e funcionais, que acrescentam valor aos produtos e com uma gama difícil de encontrar no mercado, como anti-bacterianos, aloé vera, óleo de argão, reguladores de temperatura, repelente à água, proteção UV ou contra insectos.

Uma oferta que se impôs logo desde a primeira feira, que foi a London Textile, em 2019. De tal forma que as malhas da Bloomati têm arrecadado distinções em quase todas as presenças.  “Normalmente são escolhidas para os fóruns de novidades e pedem-nos também amostras para colocar nos produtos que são destacados logo na entrada dos recintos das feiras”, descreve José Carvalho, como se tudo isto fosse uma decorrência natural.

É o filho, André Carvalho, seu braço direito na Bloomati (ambos na foto), que reforça aideia de rápida procura e reconhecimento do mercado. “Os clientes começaram a procurar os nossos produtos, conquistamos mercado rapidamente”, descreve, logo dobrado pelo pai: “um mercado pequeno, ainda muito pequeno”.

Pensado para uma consolidação no horizonte de 10 anos, o projecto Bloomati já vale nestes dois anos quase 10% dos negócios da Carvema, que em 2019 rondaram os oito milhões de euros. Mesmo no último ano, com o confinamento, o negócio “teve um salto acima do normal” e José Carvalho destaca até algumas vantagens da aprendizagem com o negócio online. “Estamos sempre em contacto com os clientes por vídeo, temos muitas reuniões e pedem muitas amostras. A semente está lançada, isso é o que importa, já que mais tarde ou mais cedo o cliente aparece”.

Clientes que por enquanto chegam dos países do centro da Europa, “sem nenhum que seja dominante”, a que se juntam os clientes nacionais que fabricam apara marcas de todo o mundo. Direta ou indirectamente, a Bloomati exporta praticamente a 100%, “tudo para marcas de renome internacional”.

A ideia, diz André, “é que possa chegar aos 50% faturação da empresa”, calculando o pai que isso acontecerá “daqui a uns anos”. Por enquanto, a ambição “é manter o foco na qualidade, com a consciência de que a empresa é um lugar sagrado e que tem que funcionar sempre em comunhão com os trabalhadores e a comunidade em que está inserida”. A partir daí, José Carvalho acredita que é como a natureza, que todos os anos se encarrega de trazer os respetivos frutos. Desde que a árvore se mantenha saudável, claro está!

Perfil

É um dos quatro representantes da segunda geração na administração da Carvema, fundada pelo pai e dois cunhados em 1974, onde chegou já com a experiência de trabalho administrativo em empresas de outras áreas. Habituado às águas profundas – faz mergulho e pesca submarina -, olha para a empresa e o crescimento da marca Bloomati como uma questão de folêgo, que é preciso gerir com a distância do tempo. O filho único, André, já lhe segue as pisadas, pelo que a manutenção do cunho familiar e a ligação com as estruturas e causas sociais da comunidade, são outra marca da sua gestão.

RESTAURANTE
Carvema Têxtil
Rua António Carvalho 2, Perelhal
4750-625 Barcelos

Bebidas Três cafés e uns alguns copos de água para lubrificar a conversa, ao início da tarde, no showroom da empresa. Cuidados Com as distâncias e as regras recomendadas pelas autoridades sanitárias.

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