T 10 JUNHO 2016
Dois cafés & a conta

Jorge Fiel

Ouvidos abertos
“Temos de estar sempre atentos, sem ideias preconcebidas, com ouvidos e espírito bem abertos”
Agilidade e rapidez
"Os clientes estão cada vez mais exigentes. Para sermos competitivos temos de ser ágeis e rápidos"
Isabel Antunes

Administradora da Lasa, tem 42 anos e fez Design Têxtil no Citex. A seguir esteve em Londres, onde se tornou fluente em Inglês e se pós graduou na Saint Martin School. Já leva 22 Heimtextil no papo

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unca teve dúvidas quanto ao seu futuro. E não se enganou. Tinha por assente, desde pequena, que quando fosse grande ia trabalhar nas empresas do pai.  Não espanta, pois cresceu em Vizela em cima da fábrica – os Antunes habitavam o 1o andar, a fábrica ocupava o rés-do-chão.

“Sempre fomos uma família muito unida. Desde cedo todos nós queríamos e sabíamos que íamos trabalhar na Lasa”, afirma Isabel, que, precisamente por isso, escolheu estudar Design Têxtil e especializar-se em jacquard.

Apostou em ser criativa, como o pai, que foi debuxador e tecelão na Varela & Pinto, antes de se abalançar a fundar a Lasa (iniciais de Lenços Armando Silva Antunes), que, como o próprio nome indica, começou por fabricar lenços de bolso, e agora é um império dos têxteis-lar, um grupo vertical de cinco empresas (Lasa, Filasa, Filasa RE, Luzmont, Imobilaza e A&A Home Collection), com centro de gravidade em Guimarães que emprega 700 pessoas e que fechou 2015 com um volume de negócios de 76,3 milhões de euros.

A ambição de Isabel é ser tão criativa como o pai que, aos 82 anos, passa o fim de semana a buscar inspiração em revistas e jornais (abastece-se no Corte Inglês de Gaia), e na 2ª feira apresenta-se na fábrica com um recorte de um vestido tirado da Hola ou da Vanity Fair, a perguntar: “E que tal se usássemos uma renda parecida com esta no bordado de uma toalha ou numa colcha?”.

“O meu pai vê muito à frente”, afirma Isabel, que já leva umas 22 Heimtextil no papo (ainda era adolescente quando debutou na grande feira dos têxteis-lar) e se farta de viajar, “por obrigação, não por prazer”.

Frankfurt, claro, mas também Paris (Maison & Objet), Singapura (Maison & Object Asia), Tóquio (Interior Lifestyle), etc, são destinos frequentes para a responsável pela áreas de criação e marketing da Lasa. É preciso ter mundo, pois exportação rima com inovação e diferenciação.

“Os clientes estão cada vez mais exigentes. Para sermos competitivos temos de ser ágeis e rápidos a perceber o que vai estar a dar nas próximas estações”, conta Isabel, numa conversa que começou em Tóquio e acabou no voo de regresso – onde fez um almoço frugal, aproveitando apenas a água e o pão da refeição servida a bordo, que acompanhou com uma espécie de sementes verdes compradas no aeroporto de Haneda. “Como muito pouco nos aviões. Só vejo filmes e tento dormir”, explica.

A 4ª participação da Lasa na Interior Lifestyle correu bem. “Temos um forte potencial de crescimento no mercado japonês. Podemos fazer aqui o mesmo volume de vendas que nos EUA. Nos felpos estamos satisfeitos. Este ano trouxemos cama pela primeira vez. O que é mais difícil, pois ainda há muita gente a dormir em futons. Nos grandes armazéns, o banho ocupa 70% do espaço casa – e a cama apenas 30%. Mas o feedback foi positivo. Fomos visitados por uma equipa de seis compradores do Isetan que adoraram a nossa cama”, afirma Isabel, que teve um último dia da feira atribulado – perdido ou roubado, desapareceu-lhe o telemóvel, o que é sempre uma enorme contrariedade nos dias de hoje.

Quando vai a feiras, Isabel aproveita todos os tempos livres para andar pelas lojas, armazéns e ruas, a apanhar as tendências que andam no ar. “De todos os mercados em que estamos, o Japão é o mais diferente. É preciso estarmos sempre muito atentos, não ter ideias preconcebidas, ter atenção a tudo que vemos à nossa volta, manter os ouvidos e o espírito bem abertos”, resume Isabel Antunes. Ser um designer muito à frente a isso obriga.

Perfil

Em miúda pode ter sido um bocado travessa. Já não se lembra bem porquê, mas a verdade é que foi parar ao quarto escuro logo no primeiro dia de aulas na escola primária, feita no Colégio Egas Moniz, em Guimarães. Mas foi sempre muito desembaraçada. Mais nova dos quatro filhos de Armando Silva Antunes, o fundador da Lasa, Isabel completou o Secundário entre Riba de Ave (Didáxis) e Vizela, antes de rumar ao Porto, onde cursou Design Têxtil no Citex. Depois mudou-se para Londres, para adquirir fluência em inglês e se pós graduar na St Martin School. Em 1999, com 25 anos, voltou a casa e casou (tem três filhos: Bernardo, 15 anos, Afonso, 14 e Constança, 11). Estava finalmente pronta para ajudar as empresas da família a prosperar, derrotando os ventos desfavoráveis que a ITV teve de enfrentar logo nos primeiros anos do novo milénio

RESTAURANTE
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Entradas: Salame, pastrami de galinha, tomate cherry, rolinhos de sushi de cenoura e pepino Prato:  Goulash picante com batatas e repolho vermelho Sobremesa: Salada de frutas Bebidas: Riesling e água

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