O segredo está na antecipação

Se a economia circular é hoje uma certeza, a têxtil Lurdes Sampaio, empresa liderada por Conceição Sá, parece já ter trilhado este caminho com 10 anos de antecedência. Em 2009, quando se estrearam na Première Vision, em Paris, já apostavam no algodão orgânico e agora, mais de 60% do seu catálogo é composto por malhas sustentáveis.

LER MAIS
T39 - Janeiro 19

Há 66 anos na moda

Aos 18 anos e munido com um curso comercial, feito na Póvoa de Varzim, Libório Ribeiro da Silva mostrou ser um rapaz muito à frente do seu tempo ao fundar a Sasia, uma fábrica que se dedica à reciclagem de desperdício têxtil. Estávamos em 1952, a guerra fria apenas começava a aquecer - e a reciclagem, economia circular, respeito pelo ambiente e sustentabilidade ainda iriam demorar bem mais de meio século a tornarem-se buzzwords.

LER MAIS
T38 Dezembro 18

Ser verde compensa

Especialista em vestuário técnico, a Scoop é um exemplo de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social. Uma estratégia que atravessa os muros da própria empresa e que se já se materializou na plantação de uma horta e de uma pequena floresta.

LER MAIS
T36 Outubro 18

Usar cintos e suspensórios

O objectivo da Sanmartin, que desde o ano 2000 aposta forte nas exportações, é continuar a controlar todas as fases decisivas do processo produtivo - a criação e os acabamentos -, estratégia que considera ser essencial para manter a cabeça fora de água num segmento de mercado tão exigente como o da Alta Costura.

LER MAIS