T90 - Fevereiro 24
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Lunefe continua a conquistar o exterior

Com 95% de exportação e com o foco, sobretudo, nos clientes nórdicos e dos EUA, para 2024, o CEO ambiciona um investimento profundo no mercado alemão, “pois é um mercado de que gosto, são sérios e requisitam sempre grandes quantidades, uma vez que abrangem mercados em redor, como a Holanda e a Bélgica”, explicou.

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Foi pelas mãos de Maria Mendes que, em 1989, nasceu e começou a crescer a Lunefe, uma confeção que hoje continua a conquistar o mercado através da visão e persistência do agora CEO, Manuel Mendes, um dos filhos da fundadora: “estou há cerca de dez anos a gerir a Lunefe. Inicialmente, repartimos a gestão pelos três irmãos, mas decidi comprar a sua parte e tornar este um projeto só meu”, contou.

Ciente de que a mudança é uma constante e que o conformismo não é solução, o CEO afirmou que pretende continuar a crescer – quer seja nas infra-estruturas quer no volume de negócios. Um desses passos foi a concretização de um sonho: a compra de uma estamparia designada Antarfer, em 2021, “para ficarmos ainda mais verticais e respondermos cada vez melhor ao mercado”.

Dedicados à confeção do segmento médio-alto e com exportação para diversas marcas internacionais – Aime Leon Dore, Val Kristopher, Legend London, Lyle Scott ou Tiger of Sweden – as peças vão desde o underwear até à roupa exterior e tudo em malha circular e com as certificações exigidas atualmente. “Nesse aspeto somos muito completos”, salientou brincando: “Só não fazemos gangas… Ainda! Não fazíamos tecidos e já fazemos. O cliente desafia e nós respondemos”. 

Com 95% de exportação e com o foco, sobretudo, nos clientes nórdicos e dos EUA, para 2024, o CEO ambiciona um investimento profundo no mercado alemão, “pois é um mercado de que gosto, são sérios e requisitam sempre grandes quantidades, uma vez que abrangem mercados em redor, como a Holanda e a Bélgica”, explicou. É lá que prevê um aumento de 30% na sua faturação que, em 2022, foi de sete milhões de euros e, em 2023, desceu para cinco milhões de euros (8,2 milhões se se contar com a faturação da Antarfer). 

Ora, para 2024, são objetivo e expectativa também uma faturação que ronda os oito milhões de euros e os primeiros momentos do ano estão a correr bem. “É fruto das vendas que estão a ser feitas e dos negócios que estão a ser fechados, mas também fruto do trabalho destes últimos anos: das visitas a clientes, que não estavam a dar oportunidade e, agora, já o podem fazer. Por exemplo, já consegui fechar um negócio com um cliente alemão no valor de dois milhões de euros”. 

Foi também este o ano escolhido para se estrear em novos campos: as feiras. A sua primeira será o Modtissimo, pela proximidade e por ser um bom local de aprendizagem para partirem para novas aventuras, pois o CEO garante “em 2025, o objetivo é expor em várias feiras estrangeiras”. 

Manuel Mendes explicou como 2023 foi atípico, mas acredita no poder da adaptação e diz que, para 2024 e 2025, o objetivo está na contínua aposta na sustentabilidade, mas também no crescimento e abertura para novos mercados, “para substituir mercados que não têm tanto interesse por mercados que estão em crescimento e, assim, gerar mais emprego”. 

A mudança já está a acontecer: “as vendas estão a subir, alguns fornecedores estão a cair, a Turquia já aumentou os preços e nós temos que aproveitar este momento para conquistar novos mercados e novos clientes”. No horizonte da Lunefe, está – pois – o crescimento consciente e sustentado através da contínua aposta no mercado estrangeiro, em especial, o mercado alemão.

A Empresa

Lunefe – Confecções, Lda
Rua da Indústria 15, Vila Nova de Sande
4805-620 Guimarães

O que faz? Em malha circular, desde o underwear a roupa exterior Colaboradores: 60 trabalhadores Início de atividade: 1989 Faturação: cinco milhões de euros Exportação: 95%

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