08 maio 24
Empresas

Bebiana Rocha

Fitecom prepara ETAR piloto no âmbito das lãs

Incluído no programa Giatex, a Fitecom está a construir uma ETAR piloto no âmbito das lãs. Terá uma capacidade de tratamento na ordem dos 600/700 metros cúbicos por dia. “A ideia é recuperar entre 50 a 60% do efluente”, diz ao T Jornal o CEO João Carvalho.

A estação de tratamento será para uso privado e corresponde a um investimento de cerca de 1 milhão e meio de euros. “Estamos neste momento na fase dos resultados finais à análise de efluentes, esperamos que esteja concluída em setembro”, aponta João Carvalho.

Este é um investimento significativo no âmbito da gestão e reaproveitamento dos recursos hídricos. Investimento esse que vem numa altura de arrefecimento do sector: “Sinto uma retração no mercado, sobretudo nos produtos de moda, o consumidor está a perder poder de compra”, diz.

“Há uma chama negativa acesa por toda a Europa, que é nosso principal mercado. 85% da nossa produção fica na Europa, começo a sentir a necessidade de explorar outros mercados, vamos ver com as eleições nos EUA”, continua o administrador.

“Os Estados Unidos são um mercado que íamos trabalhando, é um mercado difícil dada a distância e a proximidade que têm com a Ásia, mas é um mercado de facto interessante para desenvolvermos no que respeita à moda”, completa.

Partilhar