T46 Setembro 19

Formação: Como se articulam as empresas e o sistema de ensino?

Instrumento essencial para que o setor têxtil e da moda tivesse atingido na última década patamares de inovação e de produtividade que são uma referência mundial, a formação – e de uma forma geral a ligação entre a indústria e a academia, escolas e centros de formação – parece estar num momento de renovação. Sem deixar de responder aos requisitos exigidos pela indústria, a formação tem de acompanhar o dinamismo e os avatares constantes do setor, sob pena de, não o fazendo, perder articulação e eficácia.

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T45 - Julho/Agosto 19

Que há de novo este ano na moda de Verão?

Por muito que mudem padrões, cores, motivos e soluções, a indústria e o design de moda para a praia segue o itinerário da generalidade do setor: inovação e qualidade, acrescentados de um cuidado especial no pormenor e de uma fixação no bom gosto. Não podia ser de outra forma, até porque neste segmento particular há vários exemplos de empresas que estão a explorar a capacidade de criar marcas e a seguir as rotas da internacionalização

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T44 - Junho 19

Que impacto têm os prémios de inovação nos negócios das empresas?

Os múltiplos prémios que as empresas e a investigação nacionais têm acumulado induzem negócio e alavancam a reputação de toda a fileira. Mas o recado dos empresários é claro: é necessário que a comunicação seja suficientemente eficaz para que o cliente final, nomeadamente o estrangeiro, interiorize a perceção de que o têxtil e o vestuário portugueses são em larga escala a vanguarda do que de melhor se faz no mundo.

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T43 - Maio 19

Como reagir às novas tendências dos consumidores?

A atitude dos consumidores é determinante quando o que está em causa são os fundamentos do nogócio da moda. Nunca essa atitude mudou tanto e em tão pouco tempo como na atuailidade: imediatismo, costumização e responsabilidade ecológica, tudo a correr online e em todas as plataformas possíveis, são as novas tendências, a que todas as marcas estão sujeitas. O conhecimento do fenómeno é fundamental para que as empresas respondam com eficácia a essas novas abordagens.

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