T47 - Outubro 19

Como vai evoluir o negócio da reciclagem?

Já não é uma opção: a pressão mundial sobre a indústria, mas também a crescente apetência dos consumidores pela sustentabilidade, fizeram a reciclagem ultrapassar o ponto de não-retorno. A indústria portuguesa, reconhecida internacionalmente por ter a sustentabilidade inscrita no seu ADN, há já muito que deixou para trás o debate teórico sobre a matéria: para o têxtil e a moda, produzir é o mesmo que reciclar.

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T53 - Março 2020

Qual o impacto da Covid-19 no negócio têxtil?

É uma ameaça sem rosto que em poucas semanas deixou o mundo em sobressalto. O novo Coronavírus espalhou-se pela Europa como fogo em erva seca, criando a maior crise epidemiológica da história. A economia travou às quatro rodas e o negócio têxtil não foi exceção. As lojas fechadas traduzem-se em encomendas adiadas ou canceladas e as empresas enfrentam agora um grande ponto de interrogação. Em resposta, os empresários do sector afirmam a necessidade de medidas adequadas ao novo paradigma, acreditam no incremento das vendas online, fazem da perseverança a grande palavra de ordem e colocam os olhos no horizonte pós-crise

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T46 Setembro 19

Formação: Como se articulam as empresas e o sistema de ensino?

Instrumento essencial para que o setor têxtil e da moda tivesse atingido na última década patamares de inovação e de produtividade que são uma referência mundial, a formação – e de uma forma geral a ligação entre a indústria e a academia, escolas e centros de formação – parece estar num momento de renovação. Sem deixar de responder aos requisitos exigidos pela indústria, a formação tem de acompanhar o dinamismo e os avatares constantes do setor, sob pena de, não o fazendo, perder articulação e eficácia.

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T45 - Julho/Agosto 19

Que há de novo este ano na moda de Verão?

Por muito que mudem padrões, cores, motivos e soluções, a indústria e o design de moda para a praia segue o itinerário da generalidade do setor: inovação e qualidade, acrescentados de um cuidado especial no pormenor e de uma fixação no bom gosto. Não podia ser de outra forma, até porque neste segmento particular há vários exemplos de empresas que estão a explorar a capacidade de criar marcas e a seguir as rotas da internacionalização

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