T66 - Outubro
Dois cafés & a conta

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Criar uma marca
O caminho para a criação da Ditchil foi longo, seguro e consistente
Private Label
Continuam a trabalhar sobretudo para marcas inglesas
Carla Macedo

Foi ainda na casa dos pais, num anexo, que começou a atividade. “Sozinha, desenhava e desenvolvia as peças e contratava a confeção”, recorda. Logo a seguir juntou duas colaboradoras para fazer o controle de qualidade e embalamento, que vendia com nome próprio para lojas e pequenos armazéns nacionais

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udo na vida é um processo e embora nunca tivesse vacilado no propósito de ter uma marca própria, Carla sabia que era importante dar passos seguros. E embora desde muito nova já criasse e confecionasse para terceiros, primeiro havia que consolidar processos e criar os filhos para depois poder ter disponibilidade para ser dedicar por inteiro ao nascimento da marca.

Tendo crescido no meio dos trapos – “o meu pai tinha um pequena confeção” – a modelagem era bem mais que uma vocação. Uma inevitabilidade, que findo o secundário a guiou para o curso de modelista. O pai também a incentivou. “Havia muita procura e sabia que sempre foi a minha vocação. Hoje está orgulhoso com aquilo que tenho conseguido”, conta, com a mesma ponta de orgulho.

E se foi longo o caminho até nascer a Ditchil, foi igualmente seguro e consistente. “Tenho que louvar o apoio do meu marido, que cuidou dos filhos quando eu não podia e sempre me apoiou e incentivou”. Tanto, que ainda hoje quando lhe perguntamos pelo volume de negócios ou a quantidade de peças que vende, responde que não sabe. “Isso é com o meu marido”, que apesar de se ocupar na gestão da empresa de família (têxteis-lar e confecção), “tem quota na Ditchil e trata das finanças”. Sim. Porque Carla concentra todas as suas energias na criação e confeção das coleções.

Foi ainda na casa dos pais, num anexo, que começou a atividade. “Sozinha, desenhava e desenvolvia as peças e contratava a confecção”, recorda. Logo a seguir juntou duas colaboradoras para fazer o controle de qualidade e embalamento, que vendia com nome próprio para lojas e pequenos armazéns nacionais. Sempre peças femininas que acabaram despertar a atenção de um agente espanhol que, atraído pelo design e qualidade, lhe propôs fornecer para Espanha.

“Levou algumas peças e marcamos uma reunião em Sevilha com um grupo de lojas multimarca, mas eles queriam trabalhar com a marca própria e eu não aceitei”, mas não foi preciso esperar muito até que dois dos participantes na reunião tivessem ligado a propor negócio. Queriam avançar com a distribuição da Ditchil.

Numa primeira fase na zona de Sevilha, com 25 lojas, mas rapidamente avançaram para a cobertura de todo o país. Carla Macedo conta que há uma coleção básica sempre disponível, num estilo casualwear, a que junta mais duas colecções por ano, para primavera-verão e para outono-inverno. “Com cores definidas que nunca saem de moda e que casam também o básico com as colecções”, descreve, explicando que “as colecções adotam um estilo mais fashion, com tecidos diferenciadores, com cores específicas e estampados”.

Um estilo que funcionou bem durante a pandemia, já que as vendas de 2020 duplicaram as do ano anterior. Para este ano, a perspetiva é de manter o ritmo de crescimento que vinha de traz, com avanços sempre na casa dos dois dígitos.

A par do crescimento da Ditchil, Carla continua a trabalhar para private label, “sobretudo marcas inglesas, um dela com crescimento forte”. Também algumas marcas espanholas, da Grécia e da Holanda são suas clientes, mas está em curso a criação de uma empresa própria para esta área, de modo a proteger a marca Ditchil.

“Temos design, desenvolvimento, acabamento e controlo da qualidade e subcontratamos a confecção”, explica a criadora avançando que Espanha é o destino para mais de 80% das peças e que a estratégia passa agora por continuar a crescer em Espanha e ao mesmo tempo explorar outros mercados. Com esse objectivo a Ditchil esteve já em 2019 em várias feiras internacionais onde projecta voltar em 2022, depois do interregno provocado pela pandemia.

Para já, vai regressar agora em outubro ao Modtissimo, à espera da visita dos muitos compradores estrangeiros que são uma das mais-valias do salão português.

Perfil

Tendo crescido no convivo com a pequena confeção do pai, tendência para a modelagem e design é quase uma consequência. Findo o secundário, correu para o curso de modelista e não mais parou. Com o incentivo do pai e do marido começou a criar e confecionar para lojas e pequenos armazéns um pouco por todo o pais, mas a sua qualidade e design depressa atraíram as atenções de Espanha. Cria a Ditchil e conquista o país vizinho, que se mostra agora já acanhado para as ambições da marca. Casada com um empresário têxtil que não é concorrente (têxtil-lar e confeção), têm dois filhos. O Afonso, com 15 anos, anda entre o marketing e o futebol, enquanto o Henrique aos 8 anos sonha apenas com as coisas do dia-a-dia.

RESTAURANTE
Restaurante Pérola
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 50
4750-324 Barcelos

Entradas Creme de couve-flor Prato Fanecas fritas com arroz de tomate e bifinhos de frango com salada mista Sobremesa Mousse de chocolatez Bebida Água e dois cafés

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