Jorge Fiel
Criadora de Alta Costura, tem 38 anos. Tinha pouco mais de 20 anos quando revolucionou a moda nupcial, acrescentando-lhe exuberância, espectáculo e sensualidade
s novas instalações do Atelier Micaela Oliveira só vão abrir no final do ano, mas não passam despercebidas a quem passa pelo centro da Trofa. Têm cerca de 1 200 m2, quase cinco vezes mais do que as atuais. O crescimento da área do atelier rima na perfeição com o das vendas, que andam nos 700 mil euros, após terem subido 60%, no ano passado, e 30% entre 2013 e 2014. Mas a diferença estrutural não está no aumento brutal da área, mas na diferença do conceito que o maior espaço possibilitará.
O novo atelier terá tudo quanto se espera dele – áreas de vendas, produção (onde trabalham costureiras, bordadeiras, etc) e criação, lavandaria industrial, cantina, etc. – mas também coisas mais inesperadas como um estúdio de fotografia profissional ou um espaço lifestyle multiusos, assustadoramente flexível e polivalente, que tanto pode acolher um workshop de pintura como uma aula de dança ou uma festa de despedida de solteira.
Mais do que uma loja com montra para a rua e uma oficina de artesanato na cave, o novo atelier vai ser uma fábrica de sonhos, um templo pagão consagrado à deusa Beleza. Uma mulher que queira renovar por completo o visual apenas tem de ir à Trofa e consultar a Micaela, que feito o diagnóstico e eleito o new look, prescreverá e providenciará a roupa apropriada, o cabeleireiro certo (Miguel Viana, se a opção foi mais moda, Rui Rocha se, no caso de opção romântica), bem como a maquilhadora e manicura adequadas. Serviço completo!
“O que me fascina é o sonho, trazer contos de fadas às mulheres que me procuram”, conta Micaela, que almoçou uma posta de rodovalho grelhado com verduras e água no restaurante Lina, que usa como cantina e onde tem sempre reservada uma mesa à janela, com vista para o rio Ave.
“Para vestir celebridades, é preciso tirar-lhes as medidas. Não só ao corpo mas também à cabeça”, confidencia Micaela que tem uma carteira de clientes recheada de figuras públicas (Cristina Ferreira, Diana Chaves, Judite de Sousa, Sónia Araújo, Diana do Cadaval, etc) e mulheres de futebolistas famosos – Ana (João Moutinho), Andrea (Kaylor Navas), Daniela (James Rodrigues) Rute (Layun), Lorelei (Falcao), Maria (Pizzi), Rute (Bruno Alves), Daniela (Nani), Andreia (Fábio Coentrão), etc.
Habituada a estudar-lhes o corpo (para favorecer o que elas têm de melhor e camuflar o que há a esconder) e a alma para saber se a segunda pele que vai criar deve ser um vestido extrovertido ou discreto, ousado ou apenas sensual, Micaela vai aproveitar o novo atelier para subir na cadeia de valor e ocupar-se não só das mudanças de visual das clientes mas também de lhes proporcionar novas experiências.
As despedidas de solteira são uma dessas novas experiências. “O conceito de fazer essa festa numa discoteca já foi. Vão poder fazê-la no meu novo atelier, mimando-se para estarem cuidadas num momento tão bonito como um casamento, e eternizarem a ocasião fazendo uma produção de moda”. exemplifica a designer.
Para além dos mil vestidos de noiva ou cerimónia de alta costura que vende anualmente com a marca Atelier Micaela Oliveira, a criadora da Trofa lançou duas linhas, a White (moda nupcial) e She (moda casual) que comercializa nas lojas multimarca e com que planeia crescer no mercado externo. “Faz-me confusão estar parada”, explica.
As culpas por Micaela ter ido parar à Alta Costura repartem-se pelas mãe e filha de dela. Quando fechou a fábrica onde se ocupava da coleção de criança, a mãe, Isabel, começou a trabalhar em casa como costureira e estava sempre a chamá-la para lhe dar uma mão. Resultado: ela tomou o gosto pelas coisas minuciosas e com apenas 13 anos já tratou sozinha dos bordados e rendas do vestido de noiva da prima. Depois, ainda adolescente, quando andava no 11º ano, na Trofa, engravidou da filha Bárbara, o que a levou a sacrificar o sonho de ser economista no altar dos tecidos, corte e criação. Ainda miúda, com pouco mais de 20 anos, descobriu o seu caminho para o sucesso ao revolucionar a moda nupcial, acrescentando-lhe exuberância, espectáculo e sensualidade, ao apresentar vestidos de noiva arrojados, com rachas e transparências.
Rua 16 de Maio
Trofa
Entradas: Bolinhos de bacalhau, rissóis de leitão e presunto Prato: Rodovalho grelhado e bacalhau assado Bebidas: Duas Quintas branco, água e dois cafés