Ver o futuro no Terminal de Cruzeiros
T18 Março 2017

José Morgado

Director do Departamento de Engenharia e Tecnologia do CITEVE
O

iTechStyle Summit 2017, que decorreu no fantástico Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, abordou os principais temas de inovação que se discutem no setor têxtil e apontou caminhos que deverão ser tidos em consideração nas agendas estratégicas das empresas. Não pretendo neste espaço fazer uma análise técnica exaustiva aos temas abordados, pois para tal existirão outras oportunidades, mas, principalmente para os que não tiveram oportunidade de estar presentes, tentarei identificar aqui os temas-chave que foram tratados durante o evento.

No primeiro painel técnico, dedicado às Fibras e Processos Avançados, foram apresentadas novas configurações e diferentes aplicações da fibra acrílica, a utilização de nano revestimentos para a funcionalização de substratos têxteis, nomeadamente para armazenamento de energia, novos aditivos funcionais microencapsulados, com melhorias significativas no que diz respeito à durabilidade e eficácia dos mesmos e um processo de obtenção de cor através de nano cristais fotónicos.

No painel Digitalização e Desmaterialização de Produtos e Processos ficamos a par da estratégia que os principais players tecnológicos têm para o futuro da moda e ficamos a saber que, seja ele qual for, passará sempre pela digitalização e pela integração dos conceitos da Indústria 4.0 na cadeia de valor digital. Também as novas tecnologias de união de peças sem costura terão cada vez maior implantação na indústria do vestuário e os softwares de reconhecimento automático de padrões de tecidos facilitarão o corte automático de tecido com padrões de riscas, xadrez, etc.. Durante esta sessão foi ainda apresentado um estudo que mostra a importância dos mercados do Brasil, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos para os fabricantes de têxteis técnicos europeus.

No painel direcionado para a IoT (Internet of Things) e Indústria 4.0 foram definidos estes novos conceitos que começam a estar presentes em todas as agendas estratégicas da inovação. No que diz respeito à integração da IoT em wearables, foram apresentados exemplos reais e projetados caminhos para o futuro. A tinturaria foi o exemplo utilizado para mostrar as potencialidades da Indústria 4.0 ao nível da construção dos equipamentos, da monitorização e controlo dos processos que se pretendem cada vez mais sustentáveis, assim como nos sistemas de planeamento e controlo da produção automatizados.

Os Processos Digitais e de Multifuncionalização foram abordados num dos painéis que suscitou mais interesse. Destaque para a apresentação das tecnologias de estamparia digital não só nas suas valências atuais, mas também com a projeção daquilo que o futuro nos reserva nesta área, não só no processo de estamparia digital propriamente dito, mas também para a sua influência nos novos processos de tratamento prévio e no desenvolvimento de novos corantes.

O exemplo da área militar foi o mote para a introdução ao Vestuário de Proteção. Neste âmbito foram apresentados os vários sistemas de combate do soldado, assim como exemplos e projetos concretos em que se estudou a influência dos têxteis na performance dos militares. Também neste painel, foram apresentados estudos que demonstram a importância do cérebro e da biomecânica no desenvolvimento de novos sistemas de combate vestíveis.

O último painel foi dedicado aos Novos Mercados e Soluções para Têxteis Técnicos e aqui, além de se apresentar o enorme potencial dos têxteis técnicos e os seus mercados de aplicação, foram também apresentados novos materiais têxteis com caraterísticas especificas de proteção física dos utilizadores, biomateriais têxteis para a regeneração de tecidos humanos e exemplos de estudos que têm por objetivo a valorização dos resíduos têxteis cumprindo assim os princípios da Economia Circular.

Estes temas serão abordados de forma mais específica em futuras publicações e, certamente, serão também objeto de análise e debate no iTechStyle Summit 2018.

Partilhar