ELAS NA ITV
T91 - Março/Abril 24

Ana Dinis

Diretora Executiva da ATP
C

om a iniciativa ‘ELAS NA ITV’, lançada pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal durante o mês de março, tivemos a oportunidade de ouvir vários testemunhos de diferentes mulheres do nosso sector que, com idades distintas, formações e percursos profissionais diversos, foram partilhando múltiplos insights sobre a sua visão do que é ser mulher na ITV. 

Com esta iniciativa celebrámos o vasto leque de qualidades que as mulheres “trazem para a mesa”, muitas das quais têm sido historicamente subvalorizadas no contexto profissional. Através desta homenagem, a ATP não só quis reconhecer a presença feminina como uma força fundamental no desenvolvimento e crescimento do setor, mas também ressaltar como as características intrinsecamente femininas são cruciais para o sucesso em todas as áreas de negócio e atividade desta indústria, desde o design à logística, passando pelas compras, produção, inovação, vendas, gestão, marketing ou finanças.

A inteligência emocional e a empatia, por exemplo, permitem uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes e dos colegas, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. A beleza e a delicadeza, muitas vezes vistas apenas como atributos físicos, transmitem-se na criação de produtos com um apelo estético inigualável, enquanto a criatividade e originalidade e a procura de soluções impulsionam a inovação e a diferenciação da oferta, essenciais num mercado global competitivo.

O poder feminino, manifestado na aprendizagem constante e na capacidade de multitasking, evidencia uma força de trabalho adaptável e versátil. As mulheres, com sua habilidade de manter o foco num meio de múltiplas exigências, exemplificam uma agilidade e flexibilidade que são inestimáveis numa indústria que está sempre em constante mutação. Por outro lado, a maternidade, tantas vezes questionada, subvalorizada ou vista como um transtorno, traz consigo uma camada adicional de competência e flexibilidade, ensinando às mulheres o verdadeiro significado da eficiência, paciência, gestão de tempo, de expectativas, de equipas, entre tantas outras qualidades.

Sensibilidade, subtileza, conhecimento, sabedoria, resiliência, eficiência, compromisso, respeito, não são apenas qualidades complementares; são fundamentais para uma liderança eficaz, resolução de problemas e tomada de decisões estratégicas. Estas características, frequentemente associadas ao feminino, proporcionam uma abordagem holística e integrada aos desafios do setor têxtil e vestuário, promovendo uma cultura de inclusão, apoio e crescimento mútuo.

Com a iniciativa ‘ELAS NA ITV’, a ATP quis destacar a diversidade, a complementaridade, a riqueza do papel feminino na ITV, homenagear e agradecer a todas as mulheres que contribuem diariamente para o sucesso da indústria têxtil e do vestuário em Portugal. E são muitas: estimamos cerca de 88 mil!

O nosso agradecimento a todas as que contribuem todos os dias, lutando, muitas vezes na adversidade, para o sucesso das suas organizações e para o sucesso deste setor, sem nunca menosprezarem todos os outros papéis que também desempenham, procurando sempre dar o seu melhor. Um bem-haja a todas as mulheres!

Partilhar