Um vasto movimento de mudança
T43 - Maio 19

João Costa

Presidente Selectiva Moda
e vice-presidente ATP
N

os últimos anos, com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e densificação do uso das tecnologias de comunicação e informação, começou a desenhar-se e a intensificar-se um novo tipo de abordagem dos mercados e um novo perfil de consumidores.

A aproximação entre produtores e consumidores é cada vez maior, e, fruto da crescente digitalização dos processos produtivos e dos canais de comercialização, fomenta uma dinâmica de interatividade que associa e envolve o cliente final na definição criativa e na personalização do produto que pretende adquirir.

Através de sofisticadas plataformas digitais, as empresas estabelecem contacto com os consumidores de todo o mundo, e estes têm a possibilidade de pesquisar, apreciar e avaliar o que pretendem, e de dialogar com o produtor, qualquer que seja o local do mundo onde este se encontre.

Cada vez mais, nas empresas que usam as modernas ferramentas e intensificam a sua digitalização, os clientes – consumidores finais – participam no processo criativo e produtivo no sentido de ajustar os produtos às suas necessidades e preferências.

Esta serena e penetrante revolução tecnológica, psicológica, comportamental e cultural, está a invadir os mercados à escala mundial, gerando obsolescência e afastando processos de comercialização e de distribuição consolidados e considerados eficientes e bem-sucedidos.

E se, para determinados tipos de produtos e para clientes mais maduros, o modelo tradicional é o preferido, para produtos mais facilmente percecionáveis, e para clientes mais jovens, os novos canais e os novos processos são os que mais atraem as suas preferências.

Esta realidade foi bem evidenciada em algumas das comunicações da recente Conferência Internacional do STV – iTechStyle Summit 2019 –, promovida e organizada pelo CITEVE, em parceria com a Selectiva Moda, e em que participaram oradores, profissionais e estudantes de 25 países, com natural predominância de Portugal.

Estamos, com efeito, perante um vasto movimento de mudança, que exige das empresas um novo impulso de adaptação modernizadora para enfrentarem estes novos desafios, os quais constituem também um vasto conjunto de oportunidades geradoras de diferentes dinâmicas de negócio, que importa, com vantagem, explorar.

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