Promoção da Moda e Glamour
T37 Novembro 18

João Costa

Presidente da Associação Selectiva Moda e Vice-Presidente da ATP
O

Setor Têxtil e Vestuário, e em especial a vertente do vestuário, tem na Moda e no glamour uma das forças impulsionadoras da sua dinâmica comercial. A realização de desfiles de Moda, de forma sistematizada e com dimensão mediática e promocional visível, não tem, entre nós – diferentemente do que acontece com o setor de que emana e que a materializa -, uma afirmação histórica muito longa.

Na verdade, os desfiles de Moda estruturados e regulares tiveram início, em Portugal, no princípio dos anos 90 do século XX, há cerca de 27 anos – primeiro os da Moda Lisboa e depois os do Portugal Fashion. E, como em todos os projetos em que não há conhecimento desenvolvido e experiência adquirida, tiveram de iniciar e percorrer um caminho de edificação e de afirmação.

Porém, os desfiles de Moda, pela atração e movimentação mediática que envolvem, e pelo clima emocional que geram, representam um dos processos mais afirmativos das tendências – estilos, modelos, materiais e cores – e valorizadores da dimensão imaterial do vestuário e dos produtos têxteis.

Ora, sendo a criação e a incrementação de valor o objetivo central da criatividade, inovação e diferenciação, facilmente se compreende a importância dos desfiles na promoção do STV.

Mas, para terem impacto mediático, promocional e valorizador, os desfiles precisam de alcançar dimensão, eficiência organizativa, qualidade, expetativa, elevado nível de atratividade e glamour.

E isto exige níveis de investimento elevados, que, pela sua transversalidade e importância na valorização do país e da criação e produção nacional, requer uma participação de recursos públicos em medida apropriada. Dificilmente se atinge este desiderato, porque ainda é ténue a cultura convergente e de reconhecimento destes princípios, e da sua relevância na economia nacional, ao nível dos decisores públicos.

A ATP está associada ao Portugal Fashion, que é de iniciativa, organização e responsabilidade da ANJE, desde o seu lançamento. E, dentro das suas possibilidades de influência, sempre procurou que este projeto, que, desde a sua génese, se tem pautado por uma participação harmoniosa de criadores e de marcas industriais – e essa é uma das suas razões diferenciadoras -, se afirmasse positivamente e alcançasse o prestígio e reputação que o STV, e o nosso país, justamente merecem.

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