Premiar as máscaras bonitas e nos materiais certos
T53 - Maio 20

Vitor Verdelho

Coordenador do Prémio Máscaras ComVida
O

concurso Prémio Máscaras ComVida tem como grande objetivo promover a ideia de que existe um mundo de possibilidades nas máscaras sociais. Protegem, mas podem também ser um acessório de moda ou mesmo uma peça artística ou jóia.

As máscaras socias ou comunitárias são algo que vai, cada vez mais, fazer parte dos nossos hábitos e da vivência quotidiana. Da mesma forma que usamos lenços, chapéus ou luvas. Veremos certamente uma lógica asiática, onde o uso de máscara é já um hábito de longa data e independentemente dos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19.

Tal como acontece com tudo o resto, na lógica europeia, não vamos ter modelos nem estilos iguais para toda a gente. Diferentes necessidades e gostos pessoais vão ditar progressivamente diferentes opções e produtos correspondentes. Diferentes pessoas, mais velhas, mais novas, crianças… desportistas, fumadores… pessoas com barba, com pele muito sensível, com dificuldades motoras, enfim com diferentes estilos de vida.

Para proteger também do frio ou adaptadas para muito calor. A necessidade de combinar as máscaras sociais com a maquilhagem ou com atividades profissionais ou mesmo de lazer vão implicar que existam muitos modelos, formas e estilos. E tendo as pessoas que usar vários máscaras ao longo do dia e/ou da semana, será necessário ter coleções e os respectivos estojos.

O concurso Prémio Máscaras ComVida tem como grande objetivo promover a ideia de que existe um mundo de possibilidades nas máscaras sociais. Muito para além de contribuírem para o distanciamento físico e a proteção sanitária, também podem ser um acessório de moda ou mesmo uma peça artística ou jóia.

Idealmente as máscaras sociais devem combinar três características: serem bonitas, reutilizáveis e nos materiais certos. E como primordialmente têm a função de nos protegerem assim como as pessoas que nos rodeiam devem obedecer também a outros requisitos. Devem ser reutilizáveis por uma questão de sustentabilidade económica e ambiental.

E até o lado negativo de esconderem um sorriso pode ser transformado no aspecto positivo de um adereço de moda. Os sorrisos passam a ser algo mais valorizado quando disponíveis.

Premiar ideias e projetos relacionados com as máscaras sociais é uma forma de contribuir para promover uma sociedade melhor.

O Concurso Máscaras ComVida pretende desafiar a criatividade de indivíduos e equipas multidisciplinares e instituições, na abordagem das máscaras de protecção enquanto adereços de vestuário com apropriados níveis de eficácia.

Máscaras bonitas, reutilizáveis e nos materiais certos. Tem ideias? Nós temos prémios e o prazo de candidatura decorre até ao dia 30 de Junho em www.mascarascomvida.org.

Partilhar