Os porquês do desafio Copmoda 1836
T25 Outubro 2017

Humberto Brito

Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira
D

epois da internacionalização da marca Capital do Móvel, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, quer dar um passo em frente, promovendo agora o lançamento da marca Copmoda 1836, certa de que a indústria têxtil e da confeção do nosso concelho possui o know-how, qualidade e a experiência necessárias para uma afirmação internacional.

Se com os móveis conseguimos a internacionalização do concelho, porque não fazê-lo com o vestuário?

Este desafio/projeto começou com a criação da própria marca Copmoda 1836, sendo que Cop remete para a cooperação entre o município e as empresas e 1836 para o ano de fundação do concelho.

Registada a marca, a designer Ana Cunha, desenvolveu toda a coleção. Givachoice, Ritedu, ConfeçõesTM, Youngstar, Crialme, Confeções Carmo e Rosália, Irmãos Meireles, DonaV, Segura, envolveram-se neste projeto e juntamente com o município de Paços de Ferreira e a Moveltex, apresentaram a primeira coleção da marca Copmoda 1836, que decorreu a 21 de Julho, nos Paços do Concelho.

Dando continuidade ao processo de promoção, a Copmoda1836 estreou-se internacionalmente na Momad, em Madrid, com o apoio da Selectiva Moda.

Neste espaço, tive a oportunidade de receber o diretor-geral da ATP, Paulo Vaz, a diretora-geral de Comércio do Ayuntamiento de Madrid, Conception Díaz de Villegas, a vice-presidente e conselheira executiva do Departamento do Interior, Comércio, Indústria e Relações Internacionais do Conselho Insular de Ibiza, Marta Diaz Pascual, o presidente do Comité Executivo da IFEMA, Clemente Gonzaléz Soler, o diretor da feira Momad Metrópolis, Jaime de la Figuera, e o representante em Madrid do AICEP, Luís Moura da AICEP.

A cooperação bilateral, resultante da diplomacia económica em curso, entre o município de Paços de Ferreira e diversas instituições de Madrid tem permitido abrir janelas de oportunidade a empresas do setor têxtil do nosso concelho – pois defendemos que todas as empresas e empresários devem ter a mesma oportunidade.

A marca Copmoda1836 marcará ainda presença na 50ª edição do Modtissimo, já a 3 e 4 de Outubro, com a participação de mais parceiros entre os quais a Cutout Textil.

Com este projeto, pretendemos ajudar a criar postos de trabalho mais qualificados e mais bem remunerados, sendo este um contributo para que possam ser desenvolvidas ações no sentido das empresas continuarem a conquistar novos mercados e dar mais valor acrescentado aos seus produtos.

Uma das preocupações é a falta de mão-de-obra qualificada neste setor sendo importante o reforço destas áreas através de formação especializada, preocupação partilhada pela generalidade dos empresários.

Neste sentido, está já disponível um curso profissional de Técnico de Design de Moda, a iniciar já no corrente ano letivo, na Escola Profissional Vértice. Estão ainda a ser encetadas estratégias no sentido da promoção e formação de mão-de-obra qualificada neste setor.

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