O CITEVE e os processos de certificação
T38 Dezembro 18

Braz Costa

Diretor Geral do CITEVE
A

Certificação de produtos e de processos é claramente uma forma de simplificar o dia-a-dia das empresas que necessitam de dar evidências aos seus clientes das suas capacidades e da qualidade dos seus produtos e serviços.

De tal forma a certificação veio trazer vantagens para clientes e para fornecedores na cadeia T&V que foram surgindo mais e mais rótulos certificando características relacionadas com a toxicidade, com a sustentabilidade, com a justiça no comércio, etc, etc, etc.

Esta proliferação é, em princípio, boa.

Tem acompanhado as tendências de mercado no que toca ao que consumidores e entidades reguladoras valorizam e, assim, dando respostas as empresas da ITV. Contudo a oferta tão crescente de rótulos e etiquetas tem trazido algumas dificuldades:

  • O sentimento das empresas de que a certificação corresponde a uma forma encapotada e ardilosa de fazer lucros às suas custas.
  • O aparecimento de rótulos com escopos que colidem, se sobrepõem, dificultando às empresas o seu entendimento e as suas opções.

Embora, no nosso dia-a-dia não o sintamos na sua dimensão, a ITV está em pleno tempo de transformação e a uma velocidade nunca antes experimentada, com a sustentabilidade e a digitalização em grande destaque.

Este é um momento importante também para a reflexão, interna a cada empresa, sobre o que deve ser o seu portefólio de certificações tendo em conta:

  • As exigências atuais dos clientes e as possibilidades de as atender de forma alternativa à que propõem por defeito.
  • A articulação entre os vários rótulos do portefólio de molde a evitar redundâncias e explorar sinergias, sobretudo nos processos de implementação das medidas que concorrem para a obtenção dos certificados.
  • Os custos de cada tipo de certificação.
  • A estratégia global de posicionamento das empresas e a forma como utilizam o portefólio de certificações nesse processo.

E estava aqui apensar que o CITEVE tem condições para dar uma ajuda nesta reflexão.

Partilhar