I9G para moldar o futuro da inovação
T32 Maio 18

Ricardo Costa

Vereador da Câmara Municipal
de Guimarães
I

9G é um projeto de inovação desenhado para as empresas do concelho de Guimarães. O município e a Universidade do Minho uniram-se para, em conjunto com o Governo, criar um novo conceito de projetos de inovação de cariz regional que visam a transferência de mais conhecimento crítico produzido na Universidade do Minho para as empresas sediadas em Guimarães.

O projeto atuará em diversas dimensões críticas para o negócio das nossas organizações: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Potencial Humano, Capacidade Produtiva e na Propriedade Industrial.

A quarta revolução industrial (I4.0) está a colocar grandes desafios às nossas empresas. Hoje, a contínua inovação nos produtos e processos é crítica para a sustentabilidade da nossa economia regional.

É preciso alcançar novos níveis de conhecimento e de flexibilidade para dominar os requisitos de produções futuras, como ciclos de vida de produto cada vez mais curtos, menores tamanhos de lotes e produtos personalizados. Para que isto seja viável é necessário ter acesso a grandes quantidades de dados os mais relevantes possíveis, e para que isso seja uma realidade as empresas devem conectar sensores, máquinas, sistemas e processos de toda a organização.

Num cenário ideal, todo o processo de produção será transparente e será possível monitorá-lo e mantê-lo de forma eficiente e eficaz.

Inteligência artificial, robots colaborativos, novos materiais, são alguns elementos críticos que as nossas empresas têm de enfrentar. A digitalização industrial representa riscos, mas também grandes oportunidades de negócio.

A produção aditiva é outra realidade a que as nossas empresas devem estar atentas, encarando-a como uma oportunidade de modernização dos seus processos de fabrico mais personalizados.

A economia atual está a enfrentar desafios emergentes e complexos. A competição por talentos está a colocar as nossas empresas perante desafios que poderão colocar em causa a sua sustentabilidade.

A taxa de desemprego ainda é elevada e a procura de novos colaboradores com competências muito específicas está a provocar apreensão nas empresas.  Aqui, a resposta será a criação de um novo conceito de Academia com capacidade para formar centenas de trabalhadores por ano, com competências específicas, que garantam resposta à crescente procura deste tipo de talentos.

O projeto terá também um espaço inovador para incubação de novas empresas de elevado valor acrescentado que beneficiem deste ecossistema criado com este projeto, o I9G. Com um pensamento de futuro, moldamos as empresas de amanhã.

O Município de Guimarães e a Universidade do Minho estão a moldar o futuro da inovação em Portugal, não permitindo o aparecimento de uma nova crise no Vale do Ave, ajudando as empresas na sua estratégia de crescimento num ambiente de concorrência de elevada complexidade.

Com este projeto, pretende-se aumentar a capacidade organizacional e de conhecimento das empresas, contribuindo para a concretização de um dos objetivos estratégicos do Município de Guimarães: a criação de emprego altamente qualificado, que permita a atração e fixação de novos talentos na região.

Partilhar