Como casar o empreeendedorismo com o design de Moda
T40 - Fevereiro 19

Clara Fernandes

Professora Auxiliar do curso
de Design de Moda da UBI
A

minha tese de Doutoramento intitulada “The Fashion Design Entrepreneur: skills and solutions to create a fashion-related business” propõe analisar a importância do empreendedorismo na área do design de moda. Partindo das alterações que se têm verificado neste campo, nomeadamente ao nível da educação, considera-se a evolução dos cursos de Design de Moda e em particular a implementação de uma visão empreendedora no ensino.

A importância de estudar este novo paradigma deve-se às mudanças registadas na própria indústria, mas também ao despontar de uma nova geração de designers, que tiraram partido das suas experiências e visões profissionais para se tornarem empreendedores.

São vários os autores e relatórios sobre empreendedorismo que sublinham a importância e necessidade de começar a empreender o mais cedo possível, desde logo nas salas de aula, mas também para que depressa se aprenda o que verdadeiramente significa o ensino empreendedor.

Em Portugal, e no caso particular do Design de Moda, é possível observar vários gaps no ensino, quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível do pensamento e atitudes empreendedoras. Esta realidade contraria a evolução que se tem verificado noutros países, onde são vários os conteúdos relacionados com empreendedorismo que integram os currículos formativos.

A investigação assume uma lógica multidisciplinar e procura colmatar a falta de conhecimento e investigação científica sobre um tema premente, na busca de respostas para as dificuldades que os jovens designers enfrentam.

Dificuldades impostas pela ITV e pela necessidade de criar produtos inovadores e com valor acrescentado, capazes de se diferenciarem, por um lado, dos produtos de luxo e, por outro, dos produtos de baixa qualidade produzidos em países do Terceiro Mundo.

Esta temática foi abordada com uma detalhada revisão da literatura sobre o empreendedorismo e a indústria da moda, mas também a partir de uma análise dos programas de ensino superior, que atraem todos os anos centenas de estudantes para os cursos de Design de Moda.

Este levantamento bibliográfico permite identificar algumas das questões mais relevantes, no contexto da implementação do empreendedorismo em design de moda, e contribui para que se discutam aspetos fundamentais ao nível da forma como este pode ser uma mais valia para a área do design de moda.

Será́ o empreendedorismo a resposta para a falta de empregabilidade dos jovens designers de moda? Podem os jovens designers pensar o seu futuro de uma forma distinta, se o empreendedorismo for incorporado nos programas educativos? Que espaço existe para a criação de novas empresas e negócio na área da moda? Pode o empreendedorismo ajudar no desenvolvimento de negócios numa área cada vez mais competitiva?

Baseada numa metodologia mista, esta investigação recolheu dados quantitativos e qualitativos através de duas técnicas: questionários e entrevistas. Com os inquéritos, dirigidos a finalistas dos cursos de Design de Moda, prestes a entrar no mundo profissional, e antigos alunos da área, que já se encontram no mercado de trabalho, procurou-se recolher dados que permitam compreender as expectativas dos futuros profissionais, as suas perspetivas e em que medida entendem o empreendedorismo como uma forma de vingarem num mercado altamente competitivo.

Já́ as entrevistas, realizadas junto de profissionais da indústria, em Portugal, mas também no estrangeiro, permitem recolher dados sobre os atuais empreendedores em design de moda, quais as suas motivações e expectativas em relação à indústria. As entrevistas foram também dirigidas a criadores de soluções empreendedoras para designers de moda, como por exemplo incubadoras e plataformas criativas online. Entre os entrevistados contam-se ainda reputados profissionais da indústria. Os questionários e as entrevistas exploraram casos nacionais e internacionais, com o intuito de recolher as opiniões dos profissionais em relação aos mercados dos diferentes países, mas também perceber o que pensam sobre as formações profissionais e académicas na área do design de moda.

Procurou-se destacar a relação entre empreendedorismo e design de moda, entendendo que na articulação entre estes dois campos pode estar a solução para o futuro de uma indústria em permanente mudança. Com a recolha de informações junto de designers de moda e profissionais da área, este trabalho constitui-se também como um importante repositório com opiniões de verdadeiros conhecedores do sector.

Os resultados obtidos através deste estudo demonstram uma falha nos apoios por parte das entidades que podem ajudar na criação de projetos empreendedores.

Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de plataforma empreendedora, que deve ser entendida enquanto modelo, cujo objetivo é contribuir para a criação de valor na indústria da moda, mas também colmatar a falta de pensamento e conceitos empreendedores nos cursos de Design de Moda, evidenciada nas respostas dos jovens designers de moda e nas entrevistas conduzidas a profissionais e especialistas da indústria. Entende-se assim que existe uma real necessidade de criar uma solução que possa ajudar estes jovens empreendedores.

Considerando os resultados obtidos, o modelo que será́ proposto para a criação de uma plataforma, pretende ser um primeiro passo num caminho que é preciso construir para que a indústria da moda ganhe valor acrescido.

Partilhar