A COVID E A REINDUSTRIALIZAÇÃO
T54 - Junho 2020

Mário Jorge Machado

Presidente da ATP
O

mundo vai ficar diferente após esta pandemia. Existem sinais claros que os nossos comportamentos sociais e económicos sofreram alterações significativas e muitas delas permanecerão no tempo.

Historicamente, eventos desta magnitude têm mostrado que são aceleradores de tendências de mudança que estavam em movimento, evidenciando as dificuldades nos modelos de negócio que já estavam em declínio, criando e amplificando oportunidades.

Termos sido forçados ao confinamento, impulsionou o hábito de compras on-line.

A reindustrialização terá uma nova oportunidade com a alteração do nosso comportamento para vivermos num mundo mais digital.

O consumidor poderá com facilidade ver a “história” e a ética de fabrico do produto conhecendo os designers e tecnólogos envolvidos bem como as boas práticas ambientais e sociais utilizadas, desde a conceção à produção.

Conjugando esta comunicação de como é fabricado, com a capacidade de costumizar, graças à automatização dos processos produtivos, poderemos ter um artigo personalizado feito em proximidade e de forma sustentável. Se juntarmos a estes processos as novas potencialidades da inteligência artificial, poderemos vir a criar sugestões que guiarão os consumidores na cocriação, garantido que os produtos vão de encontro ao seu gosto pessoal e feitos à sua medida.

Para estas novas oportunidades, a indústria e o comércio terão de estar em simbiose. A produção terá um desafio enorme de se industrializar e reinventar para responder a este novo modelo de consumidor que costumiza e quer receber o produto em sua casa no dia seguinte.

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