T27 Dezembro 2017
Corte & costura

Júlio Magalhães

Moda nacional
Temos um público mais interessado e atento.
Vera Deus

Já foi muito conhecida nos anos 90, quando desfilava nas passarelas enquanto manequim, hoje controla quem assiste aos desfiles de moda do Portugal Fashion, além de ser consultora de moda de várias marcas.

A
A

tua ligação ao Portugal Fashion já é longa. Era mais fácil desfilar ou organizar o seating de que tratas hoje?
Desfilar, sem dúvida.

Achas que depois deste longo caminho já podemos falar de uma Moda portuguesa ou é melhor referir a moda feita em Portugal?
Temos moda portuguesa, e moda feita em Portugal. Temos um grupo sólido de designers com identidades muito próprias e temos designers internacionais a produzir na nossa melhor indústria.

Como analisas a evolução das propostas das marcas industriais a que tens assistido durante os últimos 10 anos?
Têm vindo a ser coleções com cada vez mais qualidade, mais estruturadas, vocacionadas e igualadas ao mercado internacional.

A autonomização das apresentações do Bloom foi uma mais valia para o projeto, permitindo um maior foco dos jornalistas e dos outros interessados nos jovens valores?
O facto de termos um dia no Portugal Fashion dedicado única e exclusivamente ao Bloom, destaca francamente o trabalho dos jovens designers. Temos as equipas todas centradas no projeto e isso reflete-se a nível mediático.

A primeira fila continua a ser um pesadelo? A tua vida é mais fácil com os compradores convidados dos criadores ou com a tribo cor de rosa?
Neste momento já não é um pesadelo. Tenho episódios engraçados, mas penso que todos já entenderam que, dependendo do desfile, há lugar para sentar todos e bem. Nas últimas edições temos tido primeiras filas gigantescas :).

Também concordas que o público dos desfiles tem vindo a rejuvenescer-se e a profissionalizar-se?
Concordo. Temos um público mais interessado e atento.

Perfil

Responsável pelo protocolo e gestão da sala de desfiles no Portugal Fashion. Foi sobejamente conhecida nos anos 90, quando desfilava nas passarelas enquanto manequim, hoje controla quem assiste aos desfiles. Formada em Arquitetura pela Universidade de Lisboa, passou do desenho dos edifícios para as roupas, sendo consultora de moda de várias marcas. Tem uma filha, Ema, com 11 anos.

Partilhar