T80 - Fevereiro 23
Corte & costura

T

A Sasia
exporta atualmente cerca de 80% das vendas
Mariana Silva

Mariana Silva é a Diretora Comercial e Marketing da Sasia e tem "ainda muito para aprender com eles".

N
N

o final do primeiro mês de 2023, como acha que vai correr o ano?

O primeiro mês do ano superou as expectativas, mas prevemos que 2023 seja um ano de consolidação, devido a todos os fatores externos pelos quais estamos a passar. A inflação, aumento dos custos energéticos, a guerra, entre outros, são os fatores mais relevantes.

Os clientes da Sasia são todos do mercado nacional ou já vem também de outras paragens?

A exportação atualmente representa cerca de 80% das vendas, porém o mercado nacional está em grande crescimento, devido à exigência de material reciclado no produto final, originando vários projetos de economia circular.

Em que medida é que as novas tendências ligadas á sustentabilidade influenciaram o crescimento da empresa?

Podemos afirmar que a Sasia passou de “lixo a luxo”. Já fazemos reciclagem têxtil há 70 anos para várias indústrias, desde fiação, colchoaria, ramo automóvel, construção, entre outros. Porém, para a maior parte das pessoas é uma novidade. As novas tendências ligadas à sustentabilidade originaram uma crescente procura pelo material reciclado, maioritariamente marcas que querem reciclar os seus excedentes de produção, para voltar a incorporar nas suas coleções.

Em relação às grandes feiras internacionais do sector costuma participar como expositor ou só como visitante? E quais são para si as mais relevantes?

A Sasia participa como visitante em diversas feiras têxteis. A nível nacional estamos presentes em todas as edições do MODTISSIMO e a nível internacional, este ano estaremos na Interzum Cologne, na Alemanha e na ITMA, em Milão.

Tem sentido que nos grandes compradores internacionais há uma boa convicção sobre Portugal como um bom exemplo de produção de moda sustentável?

Sem dúvida, somos procurados por grandes marcas dos mais diversos países. Penso que esta procura se deve à boa reputação do país neste sector e ao excelente serviço e qualidade que oferecemos. No entanto é necessário continuar a trabalhar na imagem do país.

Perfil

Mariana Silva
26 anos
Diretora Comercial e Markting da Sasia – Reciclagem de Fibras Têxteis, empresa que há mais de 70 anos aposta no ramo da sustentabilidade. A acabar o mestrado em Direção Comercial e Markting (ISAG), Mariana é o rosto da terceira geração da família aos comandos do negócio, onde ainda se cruza com o avô-fundador (Libório Silva) e acompanha o pai-administrador (Miguel Silva). “Tenho ainda muito para aprender com eles”, assegura, na esperança de poder continuar a desfrutar das idas trissemanais ao ginásio e tirar tempo para viagens de férias. Na última zarpou em cruzeiro a partir de Miami.

Partilhar