T77 - Novembro 22
Corte & costura

Júlio Magalhães

Com exportação
A TMR pretende expandir-se para o mercado asiático
Mariana Máximo

Já há vários anos que a TMR Fashion Clothing, Lda oferece produtos sustentáveis e esta tendência tem sido crescente. Com exportação, sobretudo, no mercado europeu e já com presença no mercado norte-americano, pretende expandir-se para o mercado asiático.

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á aderiram ao e-comerce? As vendas online ja têm significado na facturação da empresa? 

Nós trabalhamos em B2B e, já há vários anos, que uma boa parte dos nossos clientes nos contacta via website. No entanto estamos a desenvolver um projecto que aproximará mais daquilo que convencionalmente é chamado de e-commerce, mas igualmente em lógica B2B.

 

Quais são os principais mercados de exportação e aquele para onde gostariam de crescer? 

Alemanha e Holanda mas gostaríamos de depender menos do continente Europeu, sendo que na América do Norte já estamos presentes há vários anos. Este seria um mercado de expansão natural mas, outros mercados como a Ásia também interessam, nomeadamente Coreia do Sul e Japão.

 

No actual momento qual é a imagem que sente que os compradores internacionais têm do Made in Portugal? 

É francamente positiva, arrisco-me a dizer que no nosso mercado, médio-alto, é o Made in o mais procurado do momento pela sua qualidade, sustentabilidade, inovação, flexibilidade, e proximidade.

 

A macro tendência da sustentabilidade já se reflecte no vosso trabalho e nos vossos produtos? 

Já há vários anos que oferecemos produtos sustentáveis e esta tendência tem sido crescente.

Temos os certificados GOTS e GRS que diria que são os mais reconhecidos neste momento para orgânicos e reciclados. Trabalhamos com várias fibras também da Lenzing. Esta oferta de produto é dinâmica pois estamos constantemente em novos desenvolvimentos para oferecer ao mercado o que ele deseja e com um bom racional, pois nem tudo o que o mercado entende como sustentável, o é na prática. Para nós, a sustentabilidade é mais abrangente do que o produto, tem de estar como a moda em tudo o que fazemos.

 

Acha que esta nova moda da semana dos 4 dias pode funcionar para a vossa empresa sem perda de produtividade? 

Vivemos um inverno demográfico, que por si já restringe a oferta de mão de obra. Não podendo ir ao mercado recrutar pessoas para compensar, poria em causa a competitividade das nossas exportações. Isto é completamente desajustado da realidade portuguesa.

Perfil

Mariana Máximo
42 anos

Head of Sales da TMR Fashion Clothing, Lda, Mariana teimou na sua na juventude que queria fazer carreira militar, mas bastaram três anos na Polícia do Exército para mudar de ideias. Custou-lhe, mas teve que recuar e pedir emprego à mãe, Margarida, fundadora da TMR. Começou mesmo pelo chão da fábrica, mas hoje já não pensa em fardas ou hierarquia. Luísa, 3 anos, a filha mais nova, consome-lhe todo o tempo livre e atenção. Com a mais velha, Inês, 18 anos, cuida dos parceiros de casa, o cão Kiko e os gatos Rafael, Leonardo e Pretinha. E ainda o adoptivo Gil, que os outros não autorizam que fique em casa. Afinal, a hierarquia não desapareceu!

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