T72 - Maio 2022
Corte & costura

T

“O MODTISSIMO tem cada vez maior importância internacional”
MODTISSIMO60 está aí à porta e as inscrições a decorrer a bom ritmo
Manuel Serrão

Com o MODTISSIMO60 já aí à porta e as inscrições a decorrer a bom ritmo, Manuel Serrão, explica o porquê do regresso e as razões do sucesso com a mudança para os pavilhões da Exponor

O MODTIDDIMO tem cada vez maior importância internacional”  

Com o regresso á Exponor a MODTISSIMO tornou-se mais atraente e participada, é assim?

As pessoas e as empresas ficaram muito contentes com o regresso à Exponor e eu senti logo quando mudámos que ia dar bom resultado, ao segundo dia a opinião era unânime, quer entre os expositores quer entre os compradores. Mas convém não esquecer que foi um regresso motivado pelo crescimento da feira, já que o espaço do aeroporto, onde vínhamos a fazer as edições de fevereiro, impedia a entrada de mais expositores, já não cabiam todos os que queriam estar na feira. 

 

E qual foi o crescimento em termos de participação nesta última edição?

Na verdade, eu diria 10% a 15% no máximo, mas pareceu muito maior porque temos uma visão global da feira, tanto dos expositores como dos visitantes. É muito importante que todos possam estar na mesma sala, que toda a gente possa ver o que está a acontecer em termos de expositores e de visitantes e foi essa noção que, apesar de a feira ter sido apenas um bocadinho maior em termos de área, deu a impressão de que era muito maior. Além disso, é muito mais cómodo para os todos, já que uma coisa é fazer uma feira na Exponor, com uma acessibilidade excelente para toda a região norte, e outra coisa é fazer uma feira no centro do Porto, no caso da Alfândega, onde o acesso e o estacionamento são complicados.

 

Independentemente da dimensão, fica também ideia de que a MODTISSIMO é cada vez mais importante, que ganhou protagonismo internacional? 

Isso é uma realidade, e não são só os expositores que o dizem, tenho os números e os números também falam por si. De facto, O MODTIDDIMO tem cada vez maior importância internacional. Creio que tem muito a ver com a procura crescente das marcas por produzir em Portugal e por comprar produtos feitos em Portugal, tudo muito impulsionado pela imagem que se consolidou nos últimos anos de que a indústria portuguesa é a vanguarda da produção sustentável e responsável. E há também hoje em dia de uma forma geral um interesse crescente por Portugal, e acho que isso também está a ajudar.

 

Será que as feiras menos massificadas, mais acessíveis, estão a tornar-se mais produtivas?

É uma tendência que se nota no pós-pandemia, e não só que os compradores preferem agora feiras que não sejam gigantes, que tenham uma dimensão mais humana, onde se sintam também mais confortáveis, com mais facilidade de trabalho. Nota-se que as grandes plataformas internacionais foram mingando um bocadinho e as feiras mais pequenas, nas quais a MODTISSIMO se inclui. Mas também os compradores estão mais focados nos negócios, vêm com objectivos concretos, não tanto em avaliar e ver novidades.

 

O que é que diferencia o MODTISSIMO, o que tem de novo? 

É muito importante esta nova dimensão de fórum onde se discutem problemas importantes para a indústria, aproveitando o facto de estar muita gente a expor e muita gente a visitar. Já tínhamos, em parceria com o CITEVE a apresentação das tendências com as MODTISSIMO Talks, mas temos também agora as iTechStyle Talks, onde se discutem assuntos que também são muito importantes para o futuro. 

 

E quais serão as próximas novidades?

É uma coisa em que já pensamos há vários anos, mas que como agora temos espaço, vamos ver se há interesse em acrescentar uma secção de têxteis-lar. Houve uma altura em que havia esse interesse, tivemos várias empresas de têxteis-lar que nos pediram para vir, acho que vale a pena procurar abrir aqui uma nova área.

Perfil

Manuel Serrão, director da Associação Selectiva Moda - entidade responsável pelo projeto de internacionalização From Portugal e pela organização do mais antigo salão têxtil da Península Ibérica, o MODTISSIMO.

Partilhar