T55 - Julho/Agosto 2020
Corte & costura

Júlio Magalhães

A força do digital
Muitas pessoas descobriram o e-commerce neste período e perceberam as vantagens do online
Sara Lamúrias

"Esta pandemia deixou-nos em choque e tanto no nosso atelier Capelista Design Studio como na nossa marca Pecegueiro & F.os, não vimos outra solução senão reinventarmo-nos", revela a Designer Sara Lamúrias

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omo vão os tempos de pandemia para uma designer e jovem empresária como tu?

Esta pandemia deixou-nos em choque, bloqueou-nos os planos e gorou as expetativas. Foi um embate violento, estamos a 50% da faturação habitual. Tanto no nosso atelier Capelista Design Studio como na nossa marca Pecegueiro & F.os, não vimos outra solução senão reinventarmo-nos. Procurámos novos modelos de produção e distribuição, investimos na adequação do serviço ao cliente, alargámos a oferta de tipologia de produtos e reduzimos as quantidades no stock. Fazemos por encomenda, investimos mais na comunicação do online e passámos a oferecer os portes de envio.

Também partilhas a ideia de que o e-commerce vai dar um pulo gigante nos próximos meses e anos?

Acredito mesmo que sim, muitas pessoas descobriram o e-commerce neste período e perceberam as vantagens de comprar online especialmente num período em que as deslocações são uma preocupação.

Uma coleção de roupa pode mostrar-se e vender-se só online?

Existem ferramentas incríveis para se mostrar uma colecção online e acho mesmo que é possível uma presença exclusiva. O consumidor conhece cada vez mais, tem a informação num clique. Há imensa concorrência e a criatividade na comunicação e imagem é o grande desafio para começar a vender. Qualidade e serviço vêm logo depois para fidelizar o cliente. Como marca gostamos de ter um ponto de contacto com o cliente muito bem trabalhado para lhe proporcionar uma experiência de compra que mais tarde o pode transportar também para o online.

Alguns anos depois voltaste ao MODtissimo na última edição de Setembro. Como correu a experiência e que diferenças notaste?

A experiência na MODtissimo correu muito bem, o certame tem vindo a crescer em qualidade e experiências. Temos uma indústria que faz bem, que inova e com valores, temos tudo para conquistar.

A moda de autor em Portugal está viva e recomenda-se?

Orgulho-me muito do nível da criatividade em Portugal e não é só na moda. Temos um bom equilíbrio entre o conceito e a funcionalidade, numa forma de criar emotiva, quente. Temos assistido a algo muito importante, as entidades relacionadas com moda mostram-se cada vez mais colaborativas, vejo-o acontecer entre escolas, associações, e até na indústria. Todos estamos a ganhar com isso.

Perfil

Designer, sócia do Capelista Design Studios, em Lisboa, no Príncipe Real, a outra parceria com Pedro Noronha Feio, que é também marido e pai dos três filhos (Joana, 14 anos, José Maria, 9 e Sancha, 6). Licenciada em Design de Moda pela FAL (Faculdade de Arquitectura de Lisboa), gosta de “desfrutar da natureza e de aproveitar as praias do nosso país”. Os passeios de bicicleta à beira mar e as corridas na praia em família enchem-lhe a alma, tal como ver cinema e exposições de arte, que também pratica.

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