T41 Março 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

Habituada a obstáculos
"Não consigo dizer qual a viagem mais problemática. Já enfrentamos greves, vulcões..."
Margarida Mendes

Margarida Mendes é a responsável pela organização das feiras e missões empresariais do projeto From Portugal. É assim uma conhecedora de perto da indústria têxtil e de vestuário, à qual faz largos elogios, não só pela forma como ultrapassou a crise mas acima de tudo pela capacidade de enfrentar desafios e se lançar aos mercados externos.

S
S

endo responsável pela organização de muitas viagens de industriais aos mercados de exportação, como sente que está o esforço crescente de internacionalização do têxtil, vestuário e moda nacionais?

Depois da crise, que atingiu o seu pico em 2009, assistimos a uma verdadeira revolução da indústria têxtil e vestuário. Essencialmente composta por PME’s, a indústria têxtil  demonstrou grande capacidade de resposta, com forte aposta no  know-how, inovação tecnológica e capacidade de criar valor acrescentado. A presença em certames internacionais tornou-se uma constante, o calendário de internacionalização do sector cresceu e é atualmente muito  vasto e ambicioso, abrangendo diversas zonas do globo.

Estando em constante ligação com o mundo, que perceção existe hoje do nosso setor têxtil no estrangeiro ?

A marca From Portugal é inegável e a comprová-lo está o crescimento das exportações do sector.  O reconhecimento por parte  da imprensa estrangeira, bloggers, influencers é uma realidade, e há um interesse crescente por parte dos compradores estrangeiros nos produtos e marcas portuguesas,

Como consumidora, preocupa-se com as tendências de moda, com o maior conforto, ou o que é que preside às suas escolhas da roupa que compra? Também já aderiu ao e-commerce ou ainda prefere a visita às lojas?

Procuro aliar  o conforto às  tendências, embora reconheça  que  por vezes se deva arriscar um pouco e usar algo mais arrojado.  O recurso ao e-commerce já é inevitável, uma ferramenta extraordinária quando o tempo é um bem escasso.

Uma das macrotendências tem a ver com a moda sustentável. Esta ideia já faz parte das suas preocupações ou ainda não nota que o mercado tenha oferta suficiente nesta área?

Sim, faz parte das minhas preocupações, não é possível ficar indiferente. Implicará mudança de hábitos,  mas que nos permitirá combater a poluição e o desrespeito pelos diretos dos trabalhadores.   Penso que estão a ser dados passos muito concretos nesse sentido e enquanto consumidora espero que seja possível aliar a sustentabilidade à qualidade e preço aceitáveis.

Qual foi a viagem mais difícil ou mais problemática que teve de tratar para uma ação externa do projecto From Portugal?

O projeto é desafiante. Não consigo identificar a viagem mais problemática. Há obstáculos pontuais, associados a fatores adversos, como greves, vulcões, manifestações, condicionantes meteorológicas, barreiras culturais ou fusos horários que se estendem do Japão aos EUA. Todas estas questões são ultrapassadas com o empenho de todas as partes envolvidas. A viagem mais difícil… é sempre a próxima!

Perfil

Responsável do departamento Meetings & Incentives da Top Atlântico Viagens e Turismo pela organização das feiras e missões empresariais do projeto From Portugal. Tal como a moda e os têxteis nacionais, também ela adora correr o mundo e, por isso, tem sempre o passaporte à mão, mas também correr com os pés assentes na terra é outra grande paixão. Pratica running e está sempre na linha de partida para a já mítica meia maratona do Porto.

Partilhar