T54 - Junho 2020
Corte & costura

Júlio Magalhães

Feiras em África
"É muito importante a presença neste tipo de feiras pelas pontes que abre com os investidores"
Helena Malcata

Embaixadora de Portugal na Etiópia, que na sequência da última Africa Sourcing and Fashion Week (ASFW), realizada em novembro, em Adis Abeba, saúda a Selectiva Moda e presença das empresas portuguesas. Um evento de dimensão continental, com a participação de cerca de 300 expositores de quase três dezenas de países, e que se afigura como um dos certames mais importantes para os setores têxtil e da moda no continente africano. A embaixadora Helena Malcata acompanhou na altura a presença portuguesa na feira e deixou as suas impressões em resposta a um curto questionário do T Jornal

C
C

omo analisa a presença das empresas portuguesas na África Sourcing and Fashion Week?

“É de realçar e congratular a Associação Selectiva Moda e as empresas portuguesas participantes, pela primeira vez, neste evento de dimensão continental: é muito importante a presença neste tipo de feiras pelas pontes e oportunidades que abre entre investidores, possíveis parceiros e clientes”.

Num país em profunda mudança, qual a impressão deixada pela nossa representação na feira?

“O stand da  comitiva portuguesa destacou-se de outros participantes na ASFW pela apresentação de produtos de elevada qualidade e conceitos modernos, sustentáveis e vanguardistas, que caracterizam a indústria têxtil e do vestuário portuguesa, tal como é reconhecida em todos os cantos do mundo”.

A presença do têxtil português na Etiópia tem possibilidades de se desenvolver e aprofundar no futuro?

Todos os mercados presentes na ASFW têm oportunidades que podem vir a ser exploradas por exportadores portugueses. São mercados em franco crescimento, que oferecem oportunidades, embora exista uma concorrência importante da parte de outros intervenientes do setor. Daí que seja fundamental a participação das empresas nacionais neste tipo de iniciativas, que permitem mostrar o que diferencia a indústria têxtil nacional.

De qualquer modo, a Etiópia conseguiu ascender à condição de economia emergente e tem atraindo investimento internacional, pode ser vista como um caso especial?

São cada vez mais as empresas de renome internacional que estão presentes no terreno, fruto de incentivos para o estabelecimento de empresas e das medidas para captar investimento externo. Em termos das caraterísticas específicas do mercado etíope, a aposta nos produtos sustentáveis é hoje inevitável para as empresas que pretendam vingar e liderar no futuro na sua área de atividade.E não é diferente nos outros mercados africanos, onde o impacto ambiental da indústria é também um fator de debate. Os próprios produtores locais privilegiam a criação de produtos sustentáveis, valorizando assim os seus produtos.

Em termos de posicionamento, como avalia a presença dos empresários nacionais?

Nesta feira a comitiva portuguesa apresentou produtos sustentáveis, o que, aliado à qualidade dos mesmos, marcou a meu ver a diferença em favor da participação nacional.

Perfil

A Embaixadora de Portugal na Etiópia é licenciada em Direito e pós-graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa. Entre 1992, quando iniciou sua carreira diplomática, e os dias de hoje trabalhou em lugares como a União Européia e a ONU. Agora está colocada em Adis Abeba, onde é a representante portuguesa

Partilhar