T56 - Setembro 2020
Corte & costura

Júlio Magalhães

Uma nova oportunidade
"A crise que atravessámos impulsionou um acentuado do e-commerce, tendência que se vai manter"
Hélder Pinto

"A presença nas feiras é de extrema importância não só porque a estratégia de internacionalização da marca o exige, mas porque considero vital um retomar de uma certa "normalidade", defende Hélder Pinto, diretor criativo da Dr. Kid

T
T

ratar das colecções da Dr.Kid não é trabalho para uma “criança“, certo? O que é que dá mais trabalho?
O grande desafio é desenvolver todas as estações um modelo de coleção que seja ao mesmo tempo inovador, surpreendente e atual mantendo o ADN da marca e tendo sempre presente o patamar de faturaçâo previsto. Evocar a criança que há dentro de nós é sempre uma mais-valia para o trabalho que desenvolvemos.
Para quem já trabalha com a moda portuguesa há muitos anos, como sentes que evoluiu a percepção que existe dela no estrangeiro?
A imagem da moda portuguesa no estrangeiro tem evoluído positivamente nos últimos anos, resultado de um trabalho concertado entre as entidades competentes, empresas e criadores na promoção e valorização do design português. Há uma maior apetência para marcas portuguesas por parte dos clientes e o setor vindo a conquistar clientes de referência, nomeadamente as grandes plataformas de venda online.

Acreditas que o e-commerce vai crescer muito para produtos como os vossos?
A crise que atravessamos impulsionou um acrescimo acentuado do e-commerce, tendência que acredito se venha a manter. No caso da Dr.Kid a procura não foi só por parte dos clientes das plataformas online, mas também através do nosso cliente final.
A Dr.Kid era uma presença habitual nas feiras dos principais mercados. Em 2021 essa presença é para manter?
A presença nas feiras é de extrema importância não só porque a estratégia de internacionalização da marca o exige, mas porque considero vital um retomar de uma certa “normalidade”.

Para acabar uma pergunta quase obrigatória nos tempos que correm. O que é que mudou com a pandemia na vida da Dr.Kid?

Existe um novo mind set, uma outra dinâmica em que a capacidade de nos reinventarmos é fundamental. A maior mudança está a acontecer ao nível da consciencialização, há fatores que não conseguimos controlar,mas podemos desenvolver estratégias que nos permitam estar mais preparados para reagir e a proximidade com o nosso cliente e as suas necessidades serão prioridade. O que não mudou com esta pandemia foi a paixão, dedicação e capacidade de resiliência com que toda a equipa desenvolve e produz a marca Dr. Kid.

Perfil

Designer, diretor criativo da Dr. Kid, tem formação em estilismo, controlo de qualidade, vitrinismo e merchandising. Comunicador nato e esteta por defeito profissional, tem interesses ecléticos que vão da arquitectura e cinema até à música e história de arte. Em vez de guloso, prefere dizer que é ávido apreciador de doces, definindo-se também como Beirão de raízes, portuense de coração e eterno apaixonado por Portugal

Partilhar