T43 - Maio 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

Crescer lá fora
A MO quer crescer no mercado europeu, onde já está a dar passos, em Espanha e Itália, com enorme aceitação
Diana Teixeira Pinto

A líder do departamento de Marketing e Visual da MO (marca do grupo Sonae), é natural de Esposende, licenciou-se em Economia e tem um MBA em Gestão pela Porto Business School.

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íder do retalho nacional, qual é a ambição internacional da marca MO?

A MO vai continuar a apostar no mercado nacional, mas paralelamente queremos crescer no mercado europeu onde já estamos a dar passos, em Espanha e Itália, com enorme aceitação. Pretendemos fazer este caminho fundamentalmente através do digital e do category management.

Sendo um dado adquirido a mega tendência da moda sustentável, que planos tem a MO para alinhar com este mood?

A sustentabilidade é um tema tão fulcral que a MO pretende incorporá-lo não só na sua estratégia de produto, mas também da marca. E por isso, está em construção um plano 360º a três anos, onde queremos mudar todo o mindset da marca  – e das suas pessoas –  em prol de um planeta mais saudável.

Tem alguma ideia daquilo que a moda e o têxtil nacionais têm de fazer para conseguirem criar uma marca própria worldwide?

As marcas têm de ter um propósito claro, ser consistentes e sobretudo corajosas: garantir que apresentam uma proposta de valor sólida e diferenciadora para o cliente global, e entregá-la da forma mais eficiente e coerente possível, nunca perdendo de vista o foco e a coragem de ir mais além.

Confirma que o estatuto da moda portuguesa subiu muitos degraus na consideração do consumidor nacional ?

O reconhecimento internacional do nosso know how manifesta-se a diversos níveis, desde o Best Product ganho pela Berg na ISPO ’19 -, prémios relacionados com alta tecnologia aplicada aos têxteis, como a Tintex, só para dar um exemplo. Também temos dado cartas na moda: com a presença de estilistas nas semanas da moda internacionais, o reconhecimento das marcas portuguesas por celebridades –  como a Sofia Vergara a usar uma criação da Alameda Turquesa – ou até na direção criativa de marcas como a Lacoste, como foi o caso do Filipe Oliveira Batista.

Perfil

Diana Teixeira Pinto, 34 anos, líder do departamento de Marketing e Visual da MO (marca do grupo Sonae). Licenciada em Economia, tem um MBA em Gestão pela Porto Business School, e iniciou a sua carreira profissional na área financeira, trabalhando na SPGM–Sociedade Gestora de Garantia Mútua. Antes de aceitar o desafio da MO, foi a responsável pela direção de Marketing e Comunicação da Berg Outdoor.

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