T11 julho-agosto 2016
Corte & costura

Júlio Magalhães

Catarina Santos Cunha
“As marcas estão a perceber que a moda está cada vez mais na moda”
Catarina Santos Cunha

A responsável na ANJE pelo projeto internacional do Portugal Fashion tem 46 anos e é licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM. Moda e o FC Porto são as suas grandes paixões

C
C

omo é a moda portuguesa vista de Milão?

Apesar dos nossos criadores só terem participado em duas edições da Semana de Moda de Milão, a notoriedade da moda portuguesa já ganhou uma relevância muito interessante naquele mercado. Termos sido apadrinhados por Mario Boselli ajudou bastante.

Os jornalistas estrangeiros que tem acompanhado gostam mais do Porto ou dos nossos criadores?

A vivência da cidade faz parte do pacote que o Portugal Fashion tem para oferecer a cada comitiva. Moda e Porto são as boas experiências que cada um deles leva consigo, e não estamos a esquecer a passagem por Lisboa!

De todas as etapas internacionais atuais, qual é a mais importante e qual é a que mais gosta?

São todas importantes, mas creio que para os criadores a mais importante continua a ser Paris. Eu confesso que gosto imenso de Londres. A London Fashion Week tem uma energia muito forte e não deixa ninguém indiferente.

Os nossos criadores já perceberam que a moda também tem de ser um negócio?

Estou certa que sim! Já não é possível manter uma marca só por paixão, mesmo para apresentar uma coleção em cada edição são necessários recursos financeiros. Além disso, temos à disposição dos criadores e marcas o projeto Next Step, que é o “braço comercial” do Portugal Fashion e está focado no crescimento do negócio além-fronteiras e no fomento das exportações.

A moda está em alta junto dos patrocinadores mais Fashion?

As marcas estão de facto a perceber que cada vez mais a moda está na moda! Aos poucos o Portugal Fashion tem vindo a reunir mais público em torno do setor, provando que pode ser um território tão ou mais interessante que a música. Com um público cada vez mais eclético e cheio de energia!

Já podemos dizer que o novíssimo Terminal de Cruzeiros de Leixões vai ser a grande novidade do próximo Portugal Fashion?

Como gostamos de surpreender a cada edição, esta será sem dúvida uma grande novidade, mas fiquem atentos porque vamos ter mais!…

Perfil

Formação em Gestão de Marketing pelo IPAM, com especialização em Marketing de Serviços. Abraçou recentemente a coordenação do projeto internacional do Portugal Fashion, após ter iniciado funções na gestão das parcerias e patrocínios do projeto. Tem como grandes paixões a Moda e o FC Porto

Partilhar