T49 - Dezembro 19
Corte & costura

Júlio Magalhães

Um futuro responsável
Sustentabilidade para nós não é uma expressão de marketing, mas sim uma preocupação constante
Baltazar Lopes

"O trabalho desenvolvido pelo sector Têxtil nas últimas décadas em Portugal elevou o nosso Pais para um patamar de excelência em todo o Mundo", revela o administrador da Albano Morgado, a empresa de lanifícios de Castanheira de Pera

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omo é ter uma empresa como a Albano fora das regiões têxteis por excelência do Norte e da Covilhã?

Castanheira de Pera foi o terceiro centro de lanifícios do país, chegando a ter 12 fábricas. Hoje somos a única empresa do sector no concelho, que vive e luta com as inexplicáveis consequências negativas da sua localização periférica e contra a ausência de políticas de valorização do interior.
Qual é o mercado de exportação mais forte para a sua empresa?
O nosso principal mercado são os países do Norte da Europa.
Existe alguma preocupação em diversificar os destinos das exportações para países fora da Europa?

Sim, continuamos a apostar no mercado Norte Americano e Japonês.

A Albano Antunes Morgado é uma empresa veterana. Como sente hoje que evoluiu o reconhecimento internacional do Made in Portugal?

O trabalho desenvolvido pelo sector Têxtil nas últimas décadas em Portugal elevou o nosso Pais para um patamar de excelência em todo o Mundo. Hoje o Made in Portugal é sinónimo de prestígio e qualidade.

A sustentabilidade é actualmente um tema obrigatório. Faz parte da estratégia da vossa empresa?

Desde 1927, com o fundador da empresa Sr. Albano Antunes Morgado, que  o ambiente, o combate ao desperdício e o reaproveitamento são uma preocupação dos responsáveis da Albano Morgado SA. A sustentabilidade para nós  não é  uma expressão de marketing, ela é sim uma preocupação constante em assegurarmos uma produção amiga do ambiente em defesa do nosso Planeta, conscientes do que já foi feito e do que ainda é necessário fazer.

Confirma que a presença nas grandes feiras internacionais continua a fazer todo o sentido?

A presença nas principais Feiras Internacionais é essencial para entrada, crescimento ou consolidação de posição em determinados mercados. Sem ela o futuro das empresas pode ficar comprometido.

Perfil

Administrador da Albano Morgado SA, empresa de lanifícios de Castanheira de Pera que ainda antes de o saber já praticava a sustentabilidade. “Desde 1927, que reaproveitamos os desperdícios para fazer fibra de lã”, diz, reportando-se à fundação da empresa. Hoje a aposta passa por apresentar nas suas coleções cada vez mais itens e artigos fabricados com lã reciclada. “Para nós, a sustentabilidade não é uma expressão de marketing, foi sempre uma preocupação constante”, remata o administrador

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