T18 Março 2017
Corte & costura

Texto de Júlio Magalhães

Têxteis-lar
Os têxteis-lar souberam adaptar-se e reinventar-se. É de louvar aquilo que conseguimos fazer.
Ana Vaz Pinheiro

A administradora da Mundotêxtil nasceu e cresceu em Vizela, no meio de toalhas, cones de fio e teares, a cinco de minutos da empresa fundada pelo pai e avô.

C
C

omo vai o mundo têxtil, em geral?
A têxtil é uma das indústrias mais globalizadas. Ao longo das últimas décadas, vimos uma deslocalização para os países asiáticos, sobretudo na componente de mão-de-obra intensiva. No têxtil-lar, Portugal conseguiu de alguma forma resistir a essa dinâmica e possui uma Indústria moderna, sendo mesmo o quinto maior exportador mundial nos atoalhados de felpo. Este subsector soube modernizar-se e adaptar-se as novas exigências de mercado, sendo uma referência mundial em inovação e qualidade.

E como vai a sua Mundotêxtil, em particular?
A Mundotêxtil continua a fazer o seu caminho de desenvolvimento, modernização e inovação. Procuramos responder e antecipar as necessidades de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Trabalhamos todos os dias para sermos merecedores da confiança que os clientes depositam em nós e para nos mantermos, sempre, na linha da frente.

O seu pai ainda tem na fábrica o seu mundo próprio, ou as filhas já herdaram o melhor dos dois mundos?
O meu pai tem uma enorme experiência e conhecimento da indústria que aliados à nossa vontade e ambição formam uma aliança perfeita entre o melhor dos dois mundos.

A ITV bateu recorde dos cinco mil milhões de exportações. O têxtil-lar é um dos culpados desta façanha?
Claro! Os têxteis-lar souberam adaptar-se e reinventar-se. É de louvar aquilo que conseguimos fazer perante a anunciada morte desta indústria. As empresas que sobreviveram e que – como o meu pai costuma dizer – “fizeram o trabalho de casa” são as grandes responsáveis pelo estado de graça da ITV.

Que produtos estão no top das vendas?
A crescente preocupação com a sustentabilidade leva a uma maior procura de produtos orgânicos e biológicos. Os produtos que incorporam matéria-primas e processos de fabrico sustentáveis são os que têm maior destaque. Além disso, há uma grande tendência de moda no mundo dos têxteis-lar.

No mundo como reagem a ver uma mulher na liderança de um grande empresa como a vossa?
Confesso que não é um assunto em que pense muito. Talvez porque nunca tenha tido qualquer tipo de reacção externa pelo facto de ser mulher. Penso que a competência, carácter e profissionalismo é que ditam a forma como somos avaliados e vistos pelos outros – a idade ou o género são cada vez menos importantes.

Perfil

A administradora da Mundotêxtil nasceu e cresceu em Vizela, no meio de toalhas, cones de fio e teares, a cinco de minutos da empresa fundada pelo pai e avô - que é a maior produtora europeia de felpos, com um volume de negócios de 43 milhões de euros e 600 trabalhadores. Licenciada em Direito (Coimbra), tem um Master em Gestão (Católica Porto). Exerceu advocacia antes de, há seis anos, se juntar ao pai e irmã no comando da Mundotêxtil. Casada, vive em Braga e tem três filhos.

Partilhar