T9 maio 2016
Corte & costura

Júlio Magalhães

Ana Fleming
“Trabalhar na Gant é beber do mais sagrado na concepção de marcas”
Ana Fleming

A diretora de Marketing do Ricon Group tem 41 anos, é de Leça da Palmeira e foi campeã nacional de natação sincronizada. Licenciada em Publicidade (U.Fernando Pessoa), tem duas pós graduações

F
F

azer vingar uma marca em Portugal é um trabalho de Hércules, só possível para uma Super Mulher?

No Marketing, somos todos e todos os dias Super Heróis, lutamos contra os super prazos e com as armas que temos (e são cada vez mais), para nos distinguirmos e diferenciarmos. Não matamos leões, nem capturamos javalis, mas o cinturão mágico dava-nos uma ajudinha para gerir tudo! Enfrentar o mercado faz-se com garra e com uma equipa que está pronta a vestir a camisa (Gant). O resto do trabalho é feito com uma perna às costas :-), pois a Gant é uma marca com grande notoriedade e de qualidade reconhecida.

Trabalhar no marketing da Gant é melhor que tirar um curso superior na área?

É muito mais proveitoso! Trabalhar na Gant é pertencer a uma marca global de lifestyle americano com uma sofisticação europeia, que surgiu em 1949, nos campus das universidades da Costa Leste dos EUA , está presente em 70 países, com cerca de 750 lojas, oferecendo as linhas de vestuário, calçado, relógios e casa. Retiramos daqui toda a aprendizagem de um mundo grande que nos abre horizontes e faz saltar dos livros e escrever uma história única. Trabalhar na Gant é beber do mais sagrado na concepção de marcas e enquadrar numa perspetiva e dimensão própria.

As produções de moda em Portugal já chegam aos calcanhares das internacionais?

Nem sempre temos tudo para lá chegar, mas temos o mais importante: excelentes profissionais com quem me orgulho de trabalhar ou ter trabalhado, temos locations únicas, apetecíveis pelos gurus do setor, temos modelos que brilham lá fora, temos fotógrafos, temos hair designers, e, sim, temos estilistas, temos maquilhadores, e temos designers ímpares – a dar cartas cá dentro e lá fora. Somos únicos no que fazemos. Só precisamos de nos valorizar mais.

Quando é que uma flagship store tem a missão cumprida?

Numa flag temos a missão cumprida quando o conceito da marca chega ao mais ínfimo pormenor da experiência máxima que um cliente pode ter com a nossa marca, e isso é oferecer um bolo, servir um café, proporcionar um menu de Chef, fazer uma festa memorável, criar laços únicos com quem visita a loja, deixar recordações sonoras, olfativas e visuais, e tudo isto sem nunca deixar de ser a marca que representa e os produtos que comercializa e portanto transpirar todos os valores da marca, sem que se verbalizem mas que se sintam.

Perfil

A diretora de Marketing do Ricon Group, é de Leça da Palmeira e foi campeã nacional de natação sincronizada. Serralves, Swatch, Continente, Imperial, Gamobar, Porsche e Everjets foram algumas marcas que marcou e marcaram o seu percurso. A experiência no retalho começou na Boxer Shorts e prosseguiu na Ricon, onde se especializou em comunicação de lifestyle e moda: Licenciada em Publicidade (U. Fernando Pessoa), tem duas pós graduações: Marketing (IPAM) e Novas Tendências de Marketing (Católica Business School)

Partilhar