Uma etiqueta para promover a produção europeia
T68 - Dezembro 2021

ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
O

negócio têxtil e da moda é muito complexo e envolve várias etapas desde o cultivo de matérias-primas naturais, à produção de fibras sintéticas ou artificiais, passando pelo seu processamento e transformação em fios, malhas, tecidos, tecidos não tecidos, até à confeção, sem esquecer os tingimentos e outros acabamentos essenciais na obtenção das características de qualidade, funcionalidade ou criativas dos produtos têxteis e vestuário. Ora, o rótulo destes produtos nada diz sobre todo este processo. Para colmatar esta lacuna nasceu o ETIC – European Textile Identity Card.

O sistema de etiquetagem ETIC tem como foco permitir que os consumidores saibam onde se realizaram as principais etapas do processo de produção: fiação, tecelagem/tricotagem, acabamentos, confeção.

No caso do vestuário, a etiqueta ETIC estará única e exclusivamente em peças que possam garantir que duas ou mais das etapas principais sejam Made in EU, uma escolha importante, visto que a União Europeia estabeleceu os padrões de produção mais restritivos do mundo para proteger o meio ambiente, a saúde e os direitos das pessoas.

O ETIC é uma iniciativa privada e voluntária, em prol da indústria europeia, através da qual as empresas poderão identificar a origem dos seus produtos através de uma etiqueta, reforçando a comunicação dos seus compromissos com os valores sociais, éticos e ambientais.

Todos os fabricantes da cadeia produtiva têxtil e as marcas de moda que produzem na UE terão agora uma ferramenta para etiquetar os seus produtos, contar a história do processo produtivo, dando por um lado, resposta ao desejo dos consumidores de uma maior rastreabilidade, mais informação e transparência na cadeia de valor e, por outro, valorizando e distinguindo a produção europeia.

O ETIC é uma marca coletiva, criada e gerida pela associação ETIC European Textile Identity Card, criada por associações representativas dos principais países produtores de têxteis e moda na UE: Itália, França, Bélgica, Espanha e Portugal.

Em Portugal, o ETIC está representado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Partilhar