Um investimento seguro
T 29 Fevereiro 2018

Raul Fangueiro

Professor e Investigador da Universidade do Minho e Coordenador da Plataforma Fibrenamics
N

os últimos anos, as universidades portuguesas têm-se afirmado fortemente no panorama internacional como entidades geradoras de conhecimento relevante em diversos domínios, fruto da qualidade das atividades de investigação que desenvolvem.  Na última década, a produção científica portuguesa triplicou, verificando-se um crescimento sustentado deste indicador ao longo dos últimos 20 anos. Trata-se de conhecimento de enorme valia que não devemos, nem podemos, desperdiçar. É fundamental que todo este conhecimento possa ser colocado ao serviço da sociedade, através da sua valorização e transformação em produtos e tecnologias inovadoras, capazes de nos transportarem para outros níveis de desenvolvimento económico, social e cultural.

O conhecimento é, na sua essência, um processo de construção coletivo, na qual a interdisciplinaridade dos agentes envolvidos assume papel fundamental para a geração de soluções adequadas aos enormes desafios que atualmente nos são colocados, como a sustentabilidade do planeta, a proteção dos indivíduos, a inclusão social, entre muito outros.  Neste sentido, para que possamos ser eficazes na sua valorização, é fundamental que os diversos atores envolvidos estejam devidamente integrados, reconhecendo o papel importante que cada um desempenha.

Para além das entidades governamentais, cuja função de criação das condições favoráveis à normal fluidez do processo de valorização do conhecimento é inegável, as universidades e as empresas assumem-se como os seus atores principais. As universidades, de uma forma natural, por intrinsecamente procurarem contribuir para os avanços da ciência e da tecnologia, colocando-se na vanguarda do conhecimento; e, as empresas, pela procura constante de respostas aos desafios colocados pelos indivíduos, por via da inovação, e pela capacidade de concretizarem e disponibilizarem as soluções mais adequadas.

Neste contexto, o papel de plataformas que possam agilizar o relacionamento entre estes agentes, proporcionando-lhes oportunidades de interação e de discussão das soluções mais adequadas de valorização e transferência de conhecimento, simplificando procedimentos que à partida parecem complexos,  assume importância capital na qualidade dos resultados a obter neste processo.

Também neste âmbito, Portugal, através da Plataforma Fibrenamics, da Universidade do Minho, é reconhecido pelos seus pares europeus como um caso de estudo.

A Fibrenamics foi capaz de conceber e implementar um modelo de valorização e transferência de conhecimento que, de uma forma simples, mas bastante eficaz, consegue articular universidades e empresas na identificação, conceção e implementação de soluções inovadoras, orientadas para necessidades específicas do mercado.

Com uma forte participação nas atividades da Plataforma Fibrenamics, as empresas da ITV têm sabido integrar, com enorme vantagem, o conhecimento que vai sendo gerado pela Universidade do Minho, transformando-o em produtos e tecnologias de elevado valor acrescentado, muitas vezes orientados para fileiras distintas da da moda, como as dos transportes, do desporto, da saúde, entre outras.

O conhecimento gerado pelas universidades com potencial de aplicação na área têxtil, continuará a surgir de forma acelerada, em áreas como a nanotecnologia, a funcionalização de superfícies, os polímeros naturais, os materiais compósitos, os materiais inteligentes, entre outros, abrindo constantemente novas possibilidades de inovação e de diferenciação das empresas portuguesas à escala global. Torna-se, portanto, fundamental que estas assumam o conhecimento como um pilar estratégico para seu crescimento sustentado, alicerçado numa forte relação com as universidades.

Partilhar