Transparência digital
T61 - Fevereiro 2021

Manuel Serrão

Diretor do T
C

om a iniciativa da Câmara Municipal de Famalicão e a colaboração do Cluster Têxtil realizou-se já neste mês de fevereiro um webinar muito interessante dedicado à digitalização na indústria e negócio têxtil.

Para esse interesse muito contribuíram as intervenções de Manuel Gonçalves da TMG, Rui Oliveira, da Riopele e Joaquim Sousa, da Somelos (e Fluxdata). Foi muito esclarecedor ouvi-los, mas foi sobretudo muito importante a disponibilidade que demonstraram para darem os exemplos do que já estão hoje a fazer nas suas empresas em termos de digitalização dos vários processos envolvidos no negócio têxtil.

Quando empresas desta nomeada e dimensão assumem esta transparência no diálogo com os seus pares da ITV, ficamos todos a perceber que a concorrência já não são os nossos vizinhos de rua ou região, mas sim as empresas que no resto do mundo cavalgam as novas tecnologias quando dantes espezinhavam os direitos humanos.

Mas também não menos relevante foi a conclusão a que também foi possível chegar e que nos diz que digitalizar a ITV não é desumanizar as empresas nem o negócio. As pessoas vão continuar a fazer a diferença. A par de uma digitalização inteligente podem até aumentar essa diferença que fazem.

Partilhar