Gerir organizações em contexto de incerteza é um enorme desafio, mas também existem oportunidades
T83 - Maio 23

Ana Paula Dinis

Diretora Executiva da ATP
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ouco sabemos sobre como serão os próximos meses até ao final do ano e para lá dele.

Fala-se que a taxa de inflação estará mais controlada, que o preço da energia baixou, mas a verdade é que o aumento do custo de vida e a quebra no rendimento disponível das famílias continua a impactar o consumo em geral e, em especial, o consumo de bens não essenciais, como os têxteis e o vestuário. Não podemos esquecer que existem várias circunstâncias geopolíticas e económico-sociais que continuam a minar a confiança das famílias, dos consumidores e dos empresários um pouco por toda a Europa e, em especial, nos mercados mais relevantes para a ITV portuguesa. 

Com este cenário de relativa contenção, as perspetivas não são animadoras para a maioria, sendo fundamental reforçar a resiliência e a flexibilidade das organizações. Não sabendo por quanto tempo estaremos com estas nuvens negras no nosso horizonte, é imprescindível tomar decisões que promovam a sustentabilidade e a rentabilidade das organizações. Relembrar que mais do que produzir é importante criar valor. Se não estivermos a criar valor, não teremos como investir. Sem investimento não há futuro. Investimento nos processos, na tecnologia, na inovação, nas pessoas, na gestão….

Gerir uma organização não é fácil, em períodos difíceis e instáveis é mais difícil ainda. É preciso ter visão, ter estratégia, ter recursos, gerir o hoje sem comprometer o amanhã, num processo que está em permanente mudança, que todos os dias tem de ser alimentado. E para o qual é fundamental ter uma equipa capaz, competente, motivada e envolvida, o que nem sempre é fácil.

Mas em todas as crises há oportunidades e agora não é diferente. É preciso estar atento. Nem todos os mercados têm a mesma dinâmica de crescimento. Há países que terão crescimentos mais interessantes e onde o negócio da moda não será tão impactado. E, é do conhecimento geral, que a crise não é para todos. Mais uma vez reafirmamos o quão fundamental é posicionar-se nos segmentos de mercado de maior valor acrescentado. Procurar novos clientes e reter os que importam. Trabalhar estratégias que promovam a fidelização dos clientes. Sabemos quão fácil é sermos trocados, mas também sabemos que em determinadas circunstâncias isso será mais difícil. E nunca será pelo preço, é necessário oferecer diferenciação, passar do tangível para o intangível. Serviço, serviço, serviço. Valor, valor, valor.

Portugal neste momento tem uma excelente oportunidade que não deve deixar escapar: criar propostas de valor utilizando a dinâmica da sustentabilidade e circularidade suportada pela digitalização.

As tendências ditam que haverá uma maior procura por produtos de qualidade, de maior durabilidade, de proximidade, sustentáveis, circulares e diferenciados. E Portugal tem ótimas condições para ser o parceiro ideal. Mas, mais do que ser o parceiro certo, é fundamental que Portugal capitalize esta narrativa junto da sociedade em geral e, em particular, junto dos consumidores. Está ao alcance da maioria das empresas portuguesas. Sabem melhor do que todos, o quão fantásticos e responsáveis são os seus produtos, os seus processos. Este conhecimento é valor. Utilizá-lo bem é sabedoria. Será muito valorizado enquanto conteúdo para marketing, um marketing que, embora não tenhamos marcas próprias e não vendamos diretamente ao consumidor final, tem de ser utilizado pela indústria, em prol da mesma, e não apropriado (mais uma vez) pelas marcas/clientes.

Estratégias de marketing para a indústria são fundamentais neste momento. Embora a ATP enquanto associação do sector também tenha um papel a desempenhar (conforme tem feito), cada um terá a sua voz, a sua narrativa e deve retirar créditos disso. Ninguém o fará melhor do que a própria empresa. Hoje é cada vez mais fácil fazê-lo utilizando, por exemplo, o marketing digital (havendo cada vez mais oferta de serviços nesta área). Não deixem passar esta oportunidade nem ofereçam de bandeja esta pérola aos vossos clientes. Quando muito, façam-no em conjunto, partilhando resultados.

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