Inovação e sustentabilidade nas feiras TECHTEXTIL / TEXPROCESS / HEIMTEXTIL
T74 - julho/agosto 22

Luís Almeida

Professor Catedrático de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho e membro do Conselho Consultivo da ATP
T

ive a oportunidade de visitar em junho as feiras TECHTEXTIL / TEXPROCESS / HEIMTEXTIL que decorreram em Frankfurt. Após um longo interregno devido à pandemia Covid 19 que restringiu seriamente as feiras presenciais, a Messe Frankfurt apostou em forte na realização conjuntas destas três feiras sobre as quais gostaria de realçar alguns aspetos.

Em primeiro lugar a relevância da presença de Portugal nas três feiras. Os stands comuns “From Portugal” tiveram grande visibilidade e sucesso. No caso da TECHTEXTIL, conforme foi naturalmente destacado neste jornal, a atribuição do prémio de inovação na área da sustentabilidade e economia circular ao consórcio ERT, CITEVE, CeNTI e CTIC pelo processo de recuperação dos desperdícios de couro natural e sua utilização na indústria têxtil. Sem dúvida um excelente exemplo no caminho da economia circular, a dar visibilidade a Portugal na inovação e sustentabilidade. Mas muitas outras razões havia para visitar a TECHTEXTIL, sendo de salientar o show “Performance Textiles in Fashion”, que incluiu por exemplo tecidos inteligentes com elétrodos e cabos extensíveis para eletroestimulação muscular.

No caso da TEXPROCESS, o destaque vai sem dúvida para a empresa ROQ que apostou num grande stand com as máquinas em funcionamento quase ininterrupto. A combinação na mesma máquina de estamparia à peça tradicional e impressão digital, com soluções integradas de secagem e embalagem. Foi sem dúvida um dos maiores pontos de atração dos visitantes da TEXPROCESS. De salientar também o “Denim Future Lab”, focalizado em materiais e processamento sustentáveis para o mundo da indústria de jeans.

Já no caso da HEIMTEXTIL que a Messe Frankfurt decidiu juntar excecionalmente às outras duas feiras, a aposta de Portugal foi mais tímida, com a ausência, em stands próprios, de muitas das empresas do setor, o que pode ser compreensível face à data em que ocorreu a feira, que é normalmente agendada para janeiro. Ainda assim, o stand comum “From Portugal” à entrada do pavilhão mais nobre desta feira deu boa visibilidade ao nosso país. A HEIMTEXTIL retomará em pleno em janeiro de 2023, esperando-se então a presença em peso da nossa importante indústria de têxteis lar, tal como nas edições até 2020.

Nas três feiras a Messe Frankfurt procurou apostar na inovação e na sustentabilidade. Estas apostas foram sem dúvida seguidas pela maioria dos expositores e não podem deixar de ser as prioridades de qualquer empresa, especialmente nestes momentos de grandes incertezas sobre o futuro a curto prazo.

Sem dúvida quem se deslocou a Frankfurt em junho, como expositor, comprador ou simples visitante como eu não se arrependeu e promete voltar!

 

Partilhar