Cinco vantagens do ERP na Indústria Têxtil
T74 - julho/agosto 22

Nuno Figueiredo

Board Member da Abaco Consulting
A

adoção de um Sistema de Gestão Empresarial é uma ação cada vez mais comum nos mais variados setores da sociedade e a indústria têxtil não foge à regra. Isto pode ser explicado pela grande aceleração e transformação digital a que as organizações têm sido sujeitas nos últimos anos e também pelas várias vantagens que um ERP pode oferecer como uma vantagem competitiva e diferenciadora, podendo ainda determinar o sucesso ou fracasso empresarial.

Nos dias de hoje, a ITV ainda envolve longos e complexos processos manuais em várias tarefas, pelo que se torna imperativo explorar disruptivas soluções tecnológicas que permitam aos gestores e empresas adaptarem-se ao novo paradigma, desenvolvendo um negócio mais eficiente e lucrativo. É neste sentido que identificamos 5 vantagens associadas à implementação de um software de gestão na indústria têxtil. 

1 Gestão da cadeia de abastecimento simplificada 

Um Software ERP é imprescindível na racionalização, monitorização e gestão da cadeia de fornecimento de produção têxtil, especialmente se esta comercializar em diferentes mercados. A automatização irá reduzir significativamente os obstáculos na produção, distribuição e colaboração de todos os departamentos. 

2 Melhor comunicação e gestão da equipa 

Um sistema ERP na indústria têxtil permite que as empresas tenham uma comunicação centralizada. Para além da automação, o software ERP também atua como uma plataforma de comunicação onde os colaboradores podem visualizar e partilhar dados e informações em tempo real. 

3 Otimização 

Otimizar o desempenho de cada máquina é outra grande vantagem. Além disso, o sistema armazena e controla o tempo de funcionamento de cada máquina e permite ainda programar a manutenção dos bens de uma organização. Assim, é possível otimizar a utilização do período de vida útil das máquinas. 

4 Automatização de Processos Financeiros 

Este tipo de softwares permite à gestão administrativa a automatização de tarefas manuais repetitivas, tais como a emissão de faturas. No sistema, os colaboradores podem imprimir ou enviar as faturas aos clientes de forma automática. Caso um cliente não tenha liquidado uma determinada fatura, o sistema tem a capacidade de emitir uma notificação. 

5 Fornece acessibilidade e flexibilidade 

O sistema ERP é um sistema cloud-based, que pode ser acedido a partir de qualquer dispositivo, desde computadores fixos, portáteis, tablets até smartphones.  Com esta flexibilidade, os gestores podem agir rapidamente no seu quotidiano, permitindo também uma rápida intervenção em situações mais complexas que surjam.

Desta forma, conseguimos compreender que os sistemas ERP desempenham um papel essencial para assegurar o sucesso das organizações da indústria têxtil. Dispõe de diferentes módulos capazes de responder às mais variadas necessidades empresariais, o que se traduz numa vantagem para as empresas assegurarem a sua competitividade no mercado. Por sua vez, o sistema de ERP ideal para a indústria têxtil deve ser aquele que é completo, congrega diferentes módulos e proporcionar um rápido retorno do investimento. 

Partilhar