Sustentabilidade: um desafio tornado oportunidade
T80 - Fevereiro 2023

Vânia Pais

Project Manager Fibrenamics
A

produção de algodão é um processo pouco sustentável e acarreta vários perigos para a Natureza. Anualmente, são produzidas cerca de 27 milhões de toneladas de algodão, que exige o consumo excessivo de água e de pesticidas. A indústria têxtil, como uma das principais consumidoras deste tipo de fibra, procura constantemente a redução da sua pegada ambiental.

A equipa da Fibrenamics debruçou-se sobre esta problemática e identificou três possíveis caminhos para fazer frente a esta problemática: a utilização de fibras emergentes alternativas; a reutilização do desperdício de algodão durante o processo produtivo, numa ótica de economia circular e a otimização da produção com recurso à manipulação das estruturas.

Foi neste contexto que surgiu o projeto TerryPlanet, em colaboração com a Mundotêxtil, que reflete a aplicação desta filosofia à produção de felpos. Este projeto resultou na criação de 5 protótipos de felpos inovadores.

O primeiro trata-se de um felpo desenvolvido com recurso ao desperdício obtido durante as etapas produtivas. O desperdício foi mecanicamente tratado e aplicado na produção de um fio que seria posteriormente utilizado na produção do felpo. A estrutura desenvolvida é constituída por 50% de material reciclado e 50% de material virgem e consegue igualar a performance de um felpo constituído integralmente por matéria virgem. Deste modo, conseguiu-se através de estratégias baseadas na circularidade dos materiais diminuir a utilização massiva de matéria-prima virgem.

Foram, também, desenvolvidos dois felpos com recurso a fibras emergentes alternativas. A seleção das fibras teve por critério de seleção o impacto ambiental do seu cultivo. Neste sentido, foram desenvolvidas duas estruturas diferentes, sendo uma delas constituída por 100% Aloé Vera e a outra por 84% Algodão Penteado/Bambu e 16% Tencel/Cânhamo.

Por fim, foi otimizada a produção com recurso a uma menor quantidade de matéria-prima sem comprometimento da sua durabilidade. Para tal, recorreu-se a técnicas de engenharia estrutural. As manipulações levaram à construção de mais dois tipos de felpos com igual desempenho aos comummente desenvolvidos, mas com recurso a uma menor quantidade de matéria-prima, mantendo índices de durabilidades equiparáveis ou até 20% superiores.

O projeto TerryPlanet oferece alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente. Um dos seus principais benefícios passa pela possibilidade de colocar no mercado produtos que permitam reduzir o consumo de algodão.

Num mercado pautado por consumidores altamente informados e ambientalmente conscientes, vivenciamos um momento histórico de mudança para o paradigma da indústria nacional. Indubitavelmente, a sustentabilidade empresarial é uma tendência que progride a passos largos para um requisito do mercado.

Partilhar