SUSTENTABILIDADE É SINÓNIMO DE FUTURO
T39 - Janeiro 19

Paulo Melo

Presidente da ATP
A

estratégia de desenvolvimento da Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa até 2030 está assente em quatro pilares fundamentais: a inovação (tecnológica e não tecnológica, ou seja a criatividade e o design), a internacionalização, a digitalização e a sustentabilidade.

Serão estes os “drives” que formatarão aquilo que será a fileira da moda em Portugal na próxima década, de modo a esta permanecer, simultaneamente, moderna e competitiva, o que é o mesmo que dizer concorrencial à escala global. Todos eles estão interligados, de forma mais ou menos explícita, mas nem por isso menos complexa e intencional.

Desenhar, conceber e fabricar produtos novos significa estar a projetar propostas diferenciadas ao nível do design e da moda, num quadro sempre presente de sustentabilidade holística e privilegiando os novos canais de relacionamento nos negócios, seja entre empresas seja com o consumidor final, que está a eleger o digital como a principal plataforma de consumo, obrigando a reinventar os espaços físicos de venda.

Contudo, se tivéssemos de eleger um motor para o crescimento futuro do sector, não hesitaríamos em escolher a sustentabilidade.

Na verdade, os valores informam cada vez a cadeia de valor da indústria têxtil e vestuário, e da moda em geral, à escala global, da produção das matérias-primas, à fabricação e ao consumo.

As novas gerações interiorizaram esses valores, em que a sustentabilidade ambiental, social e económica são centrais, retirando-a da esfera da alternativa e do ativismo, tornando-a verdadeiro “mainstream” que tudo influencia, a começar na exigência do consumidor por produtos de nulo impacto no meio ambiente, cujo processo respeitou direitos humanos e sociais mínimos, a começar pela matérias-primas e em todas as fases da transformação, fabrico e transporte.

Um novo paradigma está a nascer, em que a economia circular terá um papel determinante, obrigando a indústria a compreendê-lo plenamente e a adotá-lo como seu.

Trata-se de um caminho que está a começar a ser feito, pleno de dificuldades e desafios, mas igualmente de oportunidades, em que novas tecnologias serão aplicadas, incluindo as que garantam a traçabilidade e a veracidade das certificações que os produtos ostentam, pois essas serão exigências inquebrantáveis dos consumidores, que a Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa apoia vivamente, pois está preparada para as satisfazer integralmente.

É esse compromisso com o futuro, com um futuro melhor para todos nós, que queremos também aqui testemunhar, fazendo a nossa parte e fazendo-a de forma excelente. Sustentabilidade é, afinal, sinónimo de futuro.

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