Somos Cidade Têxtil
T31 Abril 2018

Augusto Lima

Vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
S

e o têxtil e vestuário é hoje um sector que a todos prestigia, com uma importância indesmentível para o país, sofisticado tecnologicamente e incontornável no aumento das exportações nacionais, também muito deve ao contributo das empresas famalicenses, à visão dos seus empresários e à competência dos seus profissionais.

“Em Vila Nova de Famalicão o têxtil tem a grande força do seu desenvolvimento.” Esta afirmação proferida por Aníbal Cavaco Silva numa visita presidencial ao concelho, em Março de 2015, traduz a importância da Cidade Têxtil de Portugal para a robustez do sector em Portugal.

Os números são elucidativos. Esta indústria conta, em Vila Nova de Famalicão, com 856 empresas, dá emprego a 11.093 pessoas e é responsável por um volume de negócios de 771 milhões de euros, dos quais 236 milhões de euros de valor acrescentado bruto, segundo dados retirados do anuário estatístico regional, edição de 2016, do INE.

Mas há outro bom indicador que ressalta: os têxteis técnicos assumem 111 milhões de euros de exportações, ou seja, 23,3% dos valores totais do sector no concelho. As exportações destes materiais ou produtos têxteis que se distinguem pela sua elevada tecnicidade e diferenciação cresceram 11,9%, entre 2013 e 2017, em Famalicão.

Vale a pena lembrar que neste concelho estão sediados o CITEVE e o CeNTI, centros de conhecimento e investigação de dimensão mundial, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave e a ATP – Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, para além de empresas especializadas e sofisticadas. Referência ainda para o Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda, de dimensão nacional, mas cujo centro nevrálgico está também neste município.

São exemplos notáveis de inovação, competência organizacional e qualificação de recursos humanos!

De facto, temos hoje uma indústria de ponta, conseguimos chegar à ribalta tecnológica, com Vila Nova de Famalicão a somar pontos nos têxteis técnicos, o que engrandece a cidade e a região, mas também enobrece todo o sector e Portugal inteiro.

Famalicão Cidade Têxtil é uma marca que apresentámos recentemente e que muito nos orgulha. Na verdade, vem formalizar aquilo que o concelho já é há mais de um século: um importante centro de produção, investigação e desenvolvimento do setor têxtil. E propõe-se impulsionar um conceito de produção e de atividade económica que vai muito além dos muros das empresas.
Queremos acrescentar dimensão, notoriedade e reconhecimento ao território e às empresas famalicenses através desta marca que está alicerçada no triângulo pessoas, empresas e cidade. Queremos valorizar as profissões associadas ao têxtil, atrair talentos, promover a inovação, captar investimento, aumentar a internacionalização, incrementar as exportações, exponenciar a cidade a partir da indústria.

Afinal, Famalicão é o epicentro de uma região que acolhe uma fileira completa, estruturada, flexível e dinâmica – um cluster territorial têxtil que é já considerado o maior da Europa.

Partilhar