Serendipidade! Contexto oportuno
T53 - Maio 20

José Guimarães

Membro da direção da ATP
N

um tempo incontornavelmente atípico pelas perturbações pandémicas de elevado impacto negativo, a sociedade civil e a economia recomeçam a ajustar-se e a perspetivar o seu percurso tradicional.

Obviamente deparamo-nos com um caminho pleno de incerteza e de evidentes adversidades. As oportunas intervenções governamentais ajudaram, e muito, a atenuar e mitigar o drama decorrente dos efeitos que a Covid-19 aportou às pessoas e às empresas.

O Setor Têxtil aderiu com oportunidade e necessidade, às medidas disponibilizadas que nos tem permitido manter a atividade, embora, naturalmente com redução mais ou menos significativa.

A nossa determinação e disponibilidade estrutural de não nos dobrarmos perante as adversidades e enfrentarmos os desafios inesperados, ajudou-nos a manter a lucidez e a perspicácia de aproveitar novas oportunidades conjunturalmente geradas. Assim, o setor envolveu-se ativamente na solução, ao contribuir decisivamente para dotar o mercado de meios de proteção requeridos. A rápida perceção desta possibilidade e a imediata adaptação de algumas empresas às exigências subjacentes, tem contribuído para melhorar o índice de atividade.

Esta emergente contingência tem de ser conciliada com o desempenho do setor na sua vertente tradicional, que, apesar de enorme redução, se manteve ativo.

Com o desconfinamento em evolução, quer nacional quer nos países importadores, prevê-se legitimamente crescimento da produção. Será decisivo que os intervenientes do Setor Têxtil adotem comportamentos responsáveis e solidários independentemente do posicionamento na fileira. A estratégia será pensar no futuro, integrada num processo ambicioso, articulado e com atitudes respeitosas, percecionando e atuando com discernimento e empenho, visando não defraudar as expectativas dos parceiros de negócio.

O cumprimento de prazos aliado à qualidade dos nossos produtos são fatores decisivos de sucesso. O desenvolvimento de coleções tem um tempo tendencialmente mais curto e provocam desconforto às empresas pelos custos subjacentes. Contudo, se a visão for racionalmente adequada numa lógica de investimento, que pressupõe resultados a médio ou longo prazo, a motivação e disponibilidade para corresponder com entusiasmo à solicitação presente será provavelmente concretizada.

As empresas, principalmente as que incorporam, em predominância, produtos químicos, são frequentemente relacionadas como principais geradoras de perturbação na fileira, dificultando o crescimento da atividade pela insolidariedade evidenciada para com os clientes. Prazos não são cumpridos e a qualidade merece reparo.

Estamos num desafiante momento também para o nosso Setor Têxtil, temos de continuar competitivos, inovadores, criativos e determinados em não apresentar desculpas pela inadimplência sistemática que fragiliza o protagonista e desacredita o setor, dificultando o crescimento desejável.

Acredito que se nos aproximarmos, adotando um relacionamento de solução e não de dificuldades, com a resiliência que nos carateriza, a conjuntura permitir-nos-á potenciar os nossos méritos e a serendipidade* orgulhar-se-á.  É possível!

 

*A faculdade ou o .ato de descobrir coisas agradáveis por acaso

Partilhar