O segredo é a alma do negócio?
T32 Maio 18

Ana Ribeiro

Diretora executiva do Cluster Têxtil
S

erá que o segredo é mesmo a alma do negócio? Claro que sim, a Coca-Cola é um exemplo disso, e só assim garante que mais ninguém consegue copiar e replicar a tão famosa fórmula que lhe dá um sabor único.

Mas será que neste paradigma de mudança que o Sector Têxtil e do Vestuário (STV) atravessa, influenciado pelas grandes tendências mundiais que se cruzam com a tecnologia, globalização, sustentabilidade, incertezas políticas, digitalização, etc., o segredo é também a alma do negócio?

Atualmente, o STV tem vindo a ser confrontado com um conjunto de novos desafios que passam por grandes alterações, nomeadamente ao nível dos modelos de negócio. Estou a falar, por exemplo, da Indústria 4.0 e da Economia Circular, duas grandes tendências que, para além dos muitos desafios tecnológicos, trazem também desafios de mudança na forma como nos organizamos e trabalhamos.

Senão vejamos: como poderemos garantir a rastreabilidade dos produtos desde a sua concepção até ao fim de vida se não comunicarmos todos ao longo da cadeia de valor? Como poderemos digitalizar o sector se não comunicarmos entre todos de forma a que através de um clique seja possível desencadear todo o processo de produção, por exemplo, de uma t-shirt, desde a sua concepção até à entrega ao cliente? Estes sim, são, na minha opinião, grandes e difíceis desafios para os quais nos teremos de reinventar.

Confesso, contudo, que no Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda, e em particular no seio dos Grupo de Interesse Especial (SIG), as empresas – e muitas vezes estamos a falar de empresas concorrentes – analisam, discutem, partilham problemas e experiências de forma a construírem o futuro do sector alinhado com estes novos desafios. Felizmente estamos a viver experiências em que numa missão empresarial se junta o sector em volta de uma mesa a discutir oportunidades de negócio e de cooperação que permitam posicionar Portugal como fornecedor inequívoco de Hotéis de Luxo (caso experienciado na última Missão organizada pelo Cluster Têxtil à Viriato Hotel Concept).

Temos assim um sector novamente em mudança, adaptando-se continuamente aos desafios tecnológicos com que é confrontado, mas desta vez também com foco nos novos modelos de negócio e nas novas formas de trabalhar, que passam com certeza por modelos colaborativos e de partilha de recursos.

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