O paradigma da mudança dos hábitos de consumo
T49 - Dezembro 19

Jorge Pereira

Membro da Direção da ATP
O

s tempos em que os produtos fast fashion lideravam o mercado atraindo cada vez mais consumidores parecem por si só já não ter a mesma força.

Precisam de novos argumentos, sobretudo ao nível de marcas de peso uma vez que todas as outras acabam por as seguir.

Novas correntes surgem e uma delas é a sustentabilidade, o ecologicamente correto.

Ao contrario do que se pensava, afinal não e uma tendência, mas sim algo que veio para ficar.

Novas formas de pensar e de estar na vida trazem uma nova consciência e com isso novos modelos de viver e de negócio.

O norte da Europa e os Estados Unidos estão um passo a frente nesta matéria da sustentabilidade, pois que há muito deixou de ser uma tendência para dar lugar antes a uma forma estar e de viver.

O centro e sul da Europa, ainda que timidamente, continua a dar os primeiros passos como que em jeito de medir até onde vai esta onda.

Assim, num contexto em que os consumidores estão rapidamente a mudar os seus hábitos, exige-se que as empresas cada vez respeitem mais o meio ambiente, quer nos seus processos quer na incorporação de matérias-primas recicladas, poupando assim a natureza no que diz respeito ao consumo de novos recursos.

As empresas têm que se superar de forma a encontrar soluções economicamente viáveis e atrativas para os consumidores.

Para isso têm que ser tecnologicamente avançadas e criativas, dando o exemplo aos seus colaboradores, assumindo compromissos arrojados por forma a serem um exemplo para a sociedade, colaboradores e investidores, pois só assim será possível alcançarem um comprometimento 100% sustentável.

Os desafios têm de ser ambiciosos e não bastam ser individuais, mas sim coletivos pois só assim metas ambiciosas podem ser alcançadas.

Por outro lado, coloca-se também com forte expressão a questão da veracidade da origem destas matérias-primas. Alguns sistemas de rastreabilidade e de certificações foram criados, mas ainda muito aquém das exigências que o mercado vai necessitar.

A transparência das marcas junto dos consumidores será o trunfo para o sucesso, pois afinal a sustentabilidade é um dever, um compromisso, de todos, e não pode ver esta matéria apenas como fonte de receitas e uma oportunidade de marketing, mas sim como uma forma de estar que o nosso planeta urgentemente necessita.

O comprometimento tem de ser generalizado para que possamos ter um amanhã fashion mas cada vez mais responsável.

Partilhar